Anna Kendrick é a celebridade mais 'perigosa' para pesquisar online
07/10/2020 10:40 em Curioso

Foto: Divulgação

Estudo realizado pela McAfee identifica anualmente as celebridades mais usadas por criminosos para atrair vítimas na Web.

A atriz norte-americana Anna Kendrick, famosa pelas participações no filme A Escolha Perfeita, na saga Crepúsculo e na série Love Life, é a celebridade “mais perigosa da Internet” em 2020, de acordo com relatório divulgado pela McAfee nesta terça-feira (6). A lista anual criada pela empresa de segurança digital aponta as personalidades mais utilizadas por criminosos para atrair vítimas em golpes na Internet, alertando usuários sobre os riscos de acessar links não confiáveis dos seus artistas preferidos.

O segundo lugar do ranking de 2020 ficou com o rapper Sean Combs, também conhecido como P. Diddy, seguido pela estrela de Gossip Girl Blake Lively, que ficou na terceira posição. Ainda aparecem na lista os cantores Mariah Carey, Justin Timberlake, Taylor Swift e Jason Derulo, a atriz Julia Roberts e o apresentador de talk-show Jimmy Kimmel.

 

Anna Kendrick lidera o ranking de Celebridades Mais Perigosas da Internet da McAfee em 2020 — Foto: Divulgação/McAfee

 

 

Segundo a McAfee, 2020 teve um aumento no número de usuários ativos online por conta da pandemia. Durante o período, as pessoas buscavam opções de entretenimento como filmes, programas de TV e conteúdos relacionados a celebridades na Internet, muitas vezes de forma ilegal, como em torrents, por exemplo. Os hackers, por sua vez, aproveitaram a tendência para criar novas estratégias de golpes.

De acordo com o relatório, o nome de Anna Kendrick, que havia ocupado o quarto lugar da lista em 2019, está atrelado principalmente à produção A Escolha Perfeita, de 2012, que aparece com grande número de termos maliciosos nos resultados de busca. Outro clássico bastante procurado no período foi Uma Linda Mulher, que resultou na listagem de Julia Roberts entre as personalidades mais usadas pelos criminosos.

 

 

Outro comportamento identificado pelo estudo mostra que as pessoas em quarentena buscavam assistir a shows e festivais de música online, o que justifica a grande quantidade de cantores na lista. Mariah Carey e Taylor Swift, por exemplo, lançaram novos discos durante a pandemia, o que pode ter aumentado o interesse das pessoas pelo seu nome. Opções de humor também aparecem na lista devido à procura por programas leves para se distrair — é o caso da comediante Kate McKinnon e de Jimmy Kimmel.

 

Confira a lista das 10 celebridades internacionais mais perigosas para pesquisar online, segundo o estudo da McAfee:

 

  1. Anna Kendrick
  2. Sean Combs (P. Diddy)
  3. Blake Lively
  4. Mariah Carey
  5. Justin Timberlake
  6. Taylor Swift
  7. Jimmy Kimmel
  8. Julia Roberts
  9. Kate McKinnon
  10. Jason Derulo

 

Como se proteger

O estudo da McAfee é realizado há 14 anos e identifica os nomes de celebridades que geram resultados de pesquisa mais arriscados, levando os usuários a instalar malwares em seus dispositivos sem o seu conhecimento. Esses programas têm potencial para roubar informações pessoais e detalhes de login das vítimas.

  

É preciso estar atento ao pesquisar por conteúdos na Internet, especialmente ao acessar sites que não oferecem conteúdos de forma legalizada. Os usuários devem clicar apenas em links confiáveis e hospedados em plataformas de streaming legítimas, sejam elas de filmes, séries, programas de TV ou músicas. Recorrer à pirataria, além de ser crime, poderá causar danos às informações contidas nos dispositivos.

 

Além disso, é essencial manter um programa antivírus instalado e atualizado no computador e no celular. Isso pode proteger o dispositivo contra malwares, ataques de phishing e ouras ameaças.

 

Outros artistas perigosos

A artista “mais perigosa” de 2019 foi a atriz Alexis Bledel, conhecida pelas séries Gilmore Girls e The Handmaid’s Tale. Sophie Turner, Lupita Nyong’o e Jackie Chan também apareceram no ranking. Em 2016, Amy Schumer liderou a lista, que ainda teve Rihanna, Will Smith e Miley Cyrus. Em 2014, a McAfee apontou o sertanejo Michel Teló como o mais perigoso da Internet brasileira.

 

McAfee Via  TechTudo

COMENTÁRIOS