MENU
Qual bebida hidrata mais? E não, não é a água
Mesmo que a água sacie a sede mais rápido, é uma bebida de origem animal que hidrata mais e tem maior capacidade de retenção no organismo
Por Maria Eduarda
Publicado em 30/07/2025 09:04 • Atualizado 30/07/2025 09:06
Curioso

Mesmo não tendo ficado no topo do pódio no estudo, a água continua sendo a principal fonte de hidratação. (Imagem: Shutterstock/Reprodução)As garrafinhas de água viraram a sensação do momento. Se antes eram itens desprezados, hoje estão supervalorizados e indicam uma preocupação com a hidratação, que inclui a ingestão e capacidade de retenção de líquidos pelo organismo. Mas qual bebida hidrata mais?

A água é a primeira opção. E ela é considerada pela facilidade de acesso, e pela importância no organismo executando funções como o transporte de nutrientes e oxigênio, a regulação da temperatura corporal, a lubrificação das articulações, entre outras. 

Mas, mesmo com essas prerrogativas positivas, a água não é a bebida que hidrata mais, ou seja, a que tem maior capacidade de retenção corporal após a ingestão. Pelo menos é o que afirma um estudo feito com análise de diversas bebidas presentes no cotidiano.  

Água é essencial para o funcionamento do corpo Imagem: Adobe Stock

 

Qual bebida hidrata mais?

O estudo foi publicado no periódico científico The American Journal of Clinical Nutrition e analisou 13 líquidos diferentes para descobrir qual bebida hidrata mais.

Para a pesquisa, foram selecionados 72 homens voluntários que estavam em jejum e em condições estáveis de hidratação. Cada um deles tomou um litro da bebida a ser pesquisada, e foi observada a quantidade de vazão de urina, ou seja, quanto o corpo conseguiu reter daquele ingrediente.

leite, milk
Por ter gorduras e açúcares, o leite desnatado retém líquidos no corpo por mais tempo, sendo a bebida que hidrata mais. (Imagem: DONOT6_STUDIO/Shutterstock)


Dentro desses parâmetros, a conclusão a que chegaram é que a água não é a bebida que hidrata mais, apesar de ser a que sacia a sede mais rapidamente. 

Para chegar neste resultado, criaram a BHI – Beverage Hydration Index (Índice de Hidratação da Bebida). Um marcador semelhante ao índice glicêmico, que indica a velocidade com que os carboidratos aumentam o nível de glicose no sangue. 

O primeiro lugar no pódio do BHI sobre qual bebida hidrata mais ficou para o leite desnatado. O leite integral, o suco de laranja e as soluções de reidratação também pontuaram mais alto do que a água.  

 

Ranking BHI

 

  1. Leite desnatado (BHI depois de duas horas: 1,58)
  2. Soluções de reidratação (BHI depois de duas horas: 1,54)
  3. Leite integral (BHI depois de duas horas: 1,50)
  4. Suco de laranja (BHI depois de duas horas: 1,39)
  5. Água de torneira (BHI depois de duas horas: 1)
  6. Água com gás (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  7. Refrigerante de cola (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  8. Refrigerante de cola diet (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  9. Bebida esportiva (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  10. Cerveja lager (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  11. Café quente (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  12. Chá quente (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)
  13. Chá frio (BHI depois de duas horas: aproximadamente 1)

 

O leite desnatado pontuou como a bebida que hidrata mais, pois contém açúcares, proteínas e gorduras – esses componentes retardam o esvaziamento do estômago, mantendo o líquido no corpo por um período mais longo.


Bebidas açucaradas, como o refrigerante de cola, hidratam menos e exigem mais do organismo. (Imagem: MMD Made my dreams/Shutterstock)

Além disso, o leite também contém sódio, que ajuda a diminuir a produção de urina e por consequência retém mais fluídos no corpo. O mesmo acontece com as soluções de reidratação, que costumam ter em sua fórmula açúcares, sódio e potássio, substâncias que auxiliam na retenção.  

O marcador mais negativo ficou para as bebidas açucaradas, como o refrigerante comum. Isto porque, ao ingerir essas bebidas, o intestino passa a absorver a água do corpo para ajudar na diluição do açúcar – o que dificulta consideravelmente a capacidade do corpo de se manter hidratado.

 

Via: Olhar Digital

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!