Foguete reutilizável chinês deve ir ao espaço em 2021
23/10/2019 17:29 em Ciência

A reutilização reduz o custo da produção de foguetes em até 70%

 

A i-Space, companhia chinesa de exploração lunar com sede em Beijing, exibiu seu foguete reutilizável, o Hyperbola-2, pela primeira vez em público na semana passada. De acordo com fontes da mídia local, a empresa pretende lançar a nave para o espaço em 2021. 

O foguete possui capacidade de carga útil de 1,9 tonelada e pode conter satélites pequenos e médios. Ele tem 28 metros de comprimento e peso de decolagem de 90 toneladas. Além disso, foi projetado para lançar satélites na Órbita Terrestre Inferior (LEO).

O Hyperbola-2 usa propulsores líquidos de oxigênio-metano e seu estágio primário pode ser usado novamente para outros lançamentos. A i-Space afirmou que a reutilização reduz o custo da produção de foguetes em até 70%. Isso significa que pequenas empresas chinesas podem começar a lançar satélites por um custo menor.

Uma pesquisa divulgada pela Frost & Sullivan no início deste ano sugere que o restrito mercado de satélites pode atingir um limite de US$ 69 bilhões em 2030. Atualmente, a Space X de Elon Musk é a única empresa com foguetes reutilizáveis operacionais, com os chamados Falcon 9 e Falcon Heavy. A companhia Blue Origin, de Jeff Bezos, também possui uma foguete reutilizável, mas somente em protótipo. 

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!