22/03 – Dia Mundial da Água: saiba como a data foi criada
22/03/2023 15:25 em Curioso

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água, data proposta há 31 anos, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada aqui no Brasil, no Rio de Janeiro – evento que ficou conhecido como ECO-92.

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, uma iniciativa para conscientizar sobre a importância desse recurso primordial para a vida na Terra. Imagem: DOERS – Shutterstock

 

Oficialmente, isso foi estabelecido por meio da resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, que definiu legalmente o dia 22 de março como a data para celebrar e promover atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Desde então, todos os anos, nesta época, acontecem encontros para debater os diversos pontos relacionados a esse patrimônio natural de fundamental importância para o planeta. Esses encontros são pautados a cada ano por um tema diferente, que é definido pela ONU com base nos desafios atuais e futuros referentes à questão.

Para 2023, o tema escolhido foi “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo”, inspirado na fábula do beija-flor que tenta fazer a sua parte para apagar um incêndio na floresta.

 

A Fábula do Beija-Flor

“Era uma vez uma floresta, onde começou um incêndio. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava para frente e para trás em direção ao fogo, repetidamente. Os animais maiores perguntaram o que ele estava fazendo:

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!