Uber agora pede selfie para quem pagar em dinheiro; veja novos recursos
24/05/2022 08:36 em Segurança

Foto: Divulgação/Unsplash (by Charles Deluvio)

Passageiros que pagarem corridas com notas e moedas deverão enviar foto ao pedir viagem, de forma que o app possa fazer verificação de segurança; veja esse e outros recursos.

A Uber anunciou nesta segunda-feira (24) o novo recurso “U-Selfie”, que solicita que o passageiro tire uma foto dei mesmo ao pedir uma viagem com pagamento em dinheiro. A confirmação será exigida apenas para usuários sem dados de cobrança digital cadastrados no aplicativo, como cartão de crédito ou débito. A funcionalidade, que está sendo solicitada de forma piloto, foi incluída na plataforma de viagens particulares após ser requisita por motoristas em pesquisas internas sobre recursos de segurança.

O pedido por "selfie" tem o objetivo de registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação, como forma de trazer mais segurança aos motoristas do app. Vale ressaltar, contudo, que a imagem feita pelo cliente não será enviada ao condutor parceiro e ficará disponível somente no banco de dados da empresa para consulta posterior de autoridades, caso seja preciso.

Segundo a gerente de Operações para Segurança da plataforma, Araceli Almeida, esse é mais um recurso para trazer conforto e proteção às corridas. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”.

A novidade foi somada ao conjunto de ações de segurança da plataforma, como averiguação do CPF na Serasa Experian, sistema que aponta restrições bancárias; e verificação por foto de documentos, como RG e CNH.

Além disso, outras funções foram recentemente adicionadas ou otimizadas no aplicativo, como o bloco “Checagem de segurança”, que reúne as principais ferramentas de proteção, como Contatos de Confiança, que liga para pessoas selecionadas em casos de emergências; gravação de áudio da corrida, e U-Código, que solicita uma senha PIN para iniciar viagem.

 

Foto: Reprodução/Marcela Franco

 

Por: TechTudo

COMENTÁRIOS