Atores que deram vida ao Batman nos cinemas e na TV
05/03/2022 10:54 em Curioso

Agora é a vez de Robert Pattinson brilhar no papel do Homem-Morcego, mas diversos os atores que já deram vida ao Batman nos cinemas e na TV.

O herói de Gotham City está entre os mais icônicos do mundo desde sua criação nos quadrinhos em 1939. Ele foi popularizado por séries de TV nos anos 1940 e ganhou força nos cinemas entre o final dos anos 1980 e 1990. Já nos anos 2000, protagonizou uma trilogia icônica que figura entre as melhores e mais premiadas do mundo dos heróis, marcando história no cinema.

O Batman também chegou ao Universo Estendido DC, vivendo aventuras e enfrentando inimigos perigosos ao lado de outros heróis. Por fim, ele agora chegou de volta às telonas com um novo filme solo independente de um universo maior. Então, vamos recordar aqueles que colocaram a máscara do milionário de Gotham que luta contra o crime até aqui!

 

Lewis Wilson

Lewis Wilson, o primeiro Batman. Divulgação/Columbia Pictures

 

Lewis Wilson ficou conhecido como o primeiro Batman, após viver o herói no seriado “O Morcego”, em 1943. O papel foi o primeiro de Wilson, que tinha apenas 23 anos ao interpretar o personagem que marcaria sua carreira.

Na série de 15 capítulos, todos protagonizados por Wilson, o Batman luta contra o espião japonês Dr Daka, que busca dominar os Estados Unidos, o que faz bastante sentido visto que a série foi gravada no meio da Segunda Guerra Mundial.

 

Robert Lowery

Johnny Duncan (Robin) ao lado de Robert Lowery (Batman). Divulgação/Columbia Pictures

 

Alguns anos após a chegada de “O Morcego”, foi lançada uma sequência da série: “Batman e Robin – A Volta do Homem-Morcego”. No entanto, Lewis Wilson não retornou, com o papel ficando ao encargo de Robert Lowery, que se tornou a segunda pessoa a dar vida ao Batman na TV.

Na série, a dupla Batman e Robin precisam recuperar um aparelho capaz de controlar os veículos de Gotham City que acaba nas mãos do vilão Mago. Assim como a antecessora, a série teve 15 episódios.

 

Adam West

Adam West foi o primeiro a levar o Batman para o cinema. Divulgação/20th Century Fox

 

O Batman novamente voltou à TV no seriado “Batman”, também conhecido como “Batman e Robin”. Mas as coisas não ficaram apenas na TV. A série teve 120 episódios e esteve no ar entre 1966 e 1968, possuindo um forte teor de comédia.

Só que além de ir para a TV, a série se tornou um filme: “Batman”, de 1966 foi a primeira aparição do Homem-Morcego nas telonas, e ele tomou gosto por elas e não saiu mais.

 

Michael Keaton

Michael Keaton como o Batman. Divulgação/Warner Bros.

 

No final dos anos 1980, o grande diretor Tim Burton decidiu trazer o Batman de volta às telonas e contou com o ator Michael Keaton para isto. Em 1989 foi lançado o filme “Batman”, como um grande sucesso de bilheteria.

Burton e Keaton retornaram para uma sequência de 1992, “Batman: O Retorno”, mas as coisas ficaram por aí para a dupla de ator e diretor. Keaton voltará a colocar a capa do Morcego em “The Flash” e “Batgirl”, futuras produções da DC.

 

Val Kilmer

Kilmer viveu o Batman em apenas um filme. Divulgação/Warner Bros.

 

Por mais que Tim Burton não tenha retornado como diretor para o terceiro filme da série, ele permaneceu como produtor. Mas, com a saída de Michael Keaton, o Batman ganhou um novo rosto, o de Val Kilmer.

“Batman Eternamente” não agradou tanto a crítica, mas foi um sucesso de bilheteria apesar da mudança brusca de estilo após a saída de Burton e Keaton.

 

George Clooney

George Clooney está na lista de atores a viver o Batman. Divulgação/Warner Bros.

 

Considerado por muitos como o pior filme do Batman, “Batman & Robin” teve George Clooney no papel do Homem-Morcego. Clooney teve sua oportunidade de usar a máscara do Cavaleiro das Trevas, mas ele mesmo já disse não gostar do filme.

No entanto, o filme não foi um total fracasso de bilheteria e não chegou a dar prejuízo à Warner. Mesmo assim, a companhia optou por reiniciar a franquia, o que deu muito certo…

 

Christian Bale

Christian Bale foi um dos atores mais bem reconhecidos como Batman. Divulgação/Warner Bros

 

Apesar de não ser o Batman favorito de muitos, Christian Bale protagonizou a trilogia de maior sucesso do Batman na história, que foi de “Batman Begins”, de 2005, para “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de 2008, até “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de 2012.

A trilogia alavancou a carreira do ator e o prestígio do próprio Batman como um dos heróis mais importantes do mundo e o de maior sucesso da DC.

 

Ben Affleck

Ben Affleck vive o Batman do Universo Estendido DC. Divulgação/Warner Bros.

 

Affleck nunca teve um filme solo do Batman, mas é importante para o Universo Estendido DC, onde deu vida ao personagem em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” e as duas versões de “Liga da Justiça”, fez uma aparição em “Esquadrão Suicida” e também estará em “The Flash”.

 

Robert Pattinson

Robert Pattinson no papel do Batman. Divulgação/Warner Bros.

 

O homem do momento é Robert Pattinson, que protagoniza a aguardada versão de Matt Reeves para o Cavaleiro das Trevas, trazendo um lado mais investigador do Batman.

Pattinson vem recebendo críticas positivas pelo papel e, caso o sucesso se concretize, é muito possível que o vejamos nas telonas como o Homem-Morcego pelos próximos anos.

 

As Crianças

Dante Pereira-Olson em cena com Joaquin Phoenix em “Coringa”. Divulgação/Warner Bros.

 

Por mais que o Batman seja um personagem adulto, seus filmes costumam ter flashbacks para mostrar o passado trágico do garoto que perdeu os pais na infância.

Charles Roskilly deu vida ao Bruce criança de “Batman” (1989), Ramsey Ellis em “Batman Eternamente” (1995) e Eric Lloyd em “Batman & Robin” (1997). Gus Lewis foi o escolhido para viver o personagem nos flashbacks da trilogia de Christopher Nolan e Brandon Spink em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”. Por fim, Dante Pereira-Olson interpretou o jovem Bruce Wayne em “Coringa“.

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!