Golpistas usam Amazon Prime Day para enganarem usuários
21/06/2021 10:13 em Dica

Nesta segunda-feira (21) a Amazon realiza o Prime Day, um dia que promete descontos em diversos produtos no site da gigante do e-commerce. Acontece que o evento também se torna um terreno fértil para a ação de golpistas, que estão criando URLs falsas com uma suposta página de promoções. Por isso, é preciso ficar atendo antes de abrir um link.

De acordo com dados da Check Point Research (CPR), nos últimos 30 dias, quase metade dos 2.303 novos domínios registrados com o nome da Amazon são maliciosos. O estudo constatou que 30% dos domínios salvos com a palavra Amazon no período são suspeitos, enquanto outros 32%, com a frase Amazon Prime, também aparecem como potencialmente perigosos.

O uso de domínios falsos já é uma prática antiga na internet. A ideia é atrair consumidores distraídos, que clicam na página sem saber que se trata de um link falso. Em dias de grande procura, como durante o evento de promoções que ocorre entre hoje e amanhã, os cibercriminosos aproveitam as marcas da Amazon para encontrarem vítimas.

Golpistas no Amazon Prime Day

Uma forma de fazer as pessoas clicarem no link é enviando e-mails, também de contas falsas, anunciando supostas promoções. Ao entrar nesse tipo de página, o usuário está sujeito a ter seus dados roubados. A página pode instalar um malware no dispositivo da vítima, mas também pode pegar dados fornecidos de forma voluntária, como informações de cartão de crédito, já que quem entra no site está pensando em comprar produtos online.

Segundo a CPR, em 2021, houve um aumento de 10% no registro de domínios falsos relacionados ao Amazon Prime Day quando comparado ao mesmo evento no ano passado. “A onda de megavazamentos de dados pessoais reforça cada vez mais necessidade de investimento por parte das organizações na segurança e na conscientização do usuário remoto”, explica Claudio Bannwart, diretor regional da Check Point Software Brasil para o site da empresa.

 

Veja algumas dicas de como evitar cair nesse tipo de golpe.

  • Evite baixar arquivos ou clicar em links suspeitos, mesmo quando enviados por pessoas que você conhece.
  • Tenha um antivírus instalado e atualizado para que ele possa reconhecer quando um arquivo está infectado.
  • Quando estiver navegando na internet, não entre em sites perigosos. Fique atento também às promoções e descontos muito vantajosos e sempre verifique as páginas oficiais das empresas que estão sendo citadas nas promoções.
  • Para isso é bom ficar atento ao certificado de segurança do site.
  • Não forneça informações pessoais para sites dos quais não confia e tome cuidado com páginas que perguntam informações como RG e data de nascimento sem necessidade.
  • O Amazon Prime Day ocorre entre os dias 21 e 22 de junho deste ano e promete uma grande quantidade de descontos especiais em milhares de produtos. 20 países do mundo participam da ação e o Brasil está incluso.

 

Por: Olhar Digital

COMENTÁRIOS