Comunidade do Reddit quer criar biblioteca de artigos científicos totalmente gratuita
19/05/2021 12:16 em Tecnologia

A comunidade de usuários do Reddit está com um plano para criar uma biblioteca totalmente gratuita com artigos científicos. O projeto consiste em resgatar o Sci-Hub, um site que oferece a pesquisadores, jornalistas e entusiastas acesso a um catálogo gigantesco de artigos científicos dos mais variados campos de conhecimento.

Segundo o Gizmodo, um grupo de usuários do Reddit que coleciona dados se reuniu para salvar cada um dos 85 milhões de artigos do Sci-Hub, que vem sofrendo processos e suspensões de contas nas redes sociais por divulgar o conteúdo de terceiros. A ideia é criar, então, uma biblioteca virtual completamente gratuita e aberta, além de, claro, protegida contra processos e ataques.

“É hora de enviarmos à Elsevier (empresa de informações analíticas que também está processando o Sci-Hub) e ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos uma mensagem mais clara sobre o destino do Sci-Hub e da ciência aberta”, escreveram os moderadores do subreddit r/DataHoarder em um post na quinta-feira. “Nós somos a biblioteca, não podemos ser silenciados, não desligamos os nossos computadores e somos muitos”, completa o texto.

Atualmente, o Sci-Hub é baseado num conjunto de mais de 850 torrents separados, e cada um dos arquivos contém mais de 100 mil artigos. Ao todo, o banco do site abriga mais de 77 TB de dados. A ideia é pegar todo esse gigantesco catálogo de conteúdo e informação e abrigá-lo em um endereço que não possa ser derrubado ou rastreado, evitando assim, processos. O projeto consistiria, então, em uma biblioteca unificando todo esse conteúdo, algo bem mais prático e acessível do que espalhá-lo por diversos arquivos.

 

 

Via: B9

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!