Documentos digitais: saiba como ter seu RG Digital e pedir 2° via pelo app
14/05/2021 15:10 em Dica

Desde que passou a ser possível ter todos os nossos documentos de forma digital, a procura por como realizar o processo está em alta. Nós já mostramos como obter o CPF e a CNH digitalizados no celular e, agora, chegou a vez do RG.

No ano passado, a Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou um aplicativo que permite o download do seu RG na versão virtual e também a solicitação de uma segunda via. O app “RG Digital SP” está disponível tanto para Android quanto para iOS e para baixar o seu Registro, ou os outros documentos mencionados via outro aplicativo, nenhuma taxa é cobrada.

No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade para conseguir a versão digital dos seus documentos. Isso porque, para conseguir fazer o download deles nos aplicativos, é necessária a leitura de um QR Code que, no RG, só está disponível para os documentos emitidos a partir de fevereiro de 2014.

Ou seja, versões mais antigas ainda não possuem o código, sendo necessário atualizar o documento da forma tradicional: indo ao Poupatempo.

Já para a CNH, os documentos emitidos a partir de 2017 possuem o QR Code de segurança utilizado para validar a forma virtual. Além disso, desde 2011, o CPF de plástico parou de ser emitido pela Receita Federal, sendo o documento validado em sua forma digital ou impressa.

Os documentos digitais são considerados legítimos da mesma forma que os de papel e são válidos em todo território nacional.

 

Como fazer meu RG Digital?

  • Baixe e abra o app RG Digital. Depois, toque em “Adicionar RG Digital” e faça a leitura do QR Code localizado no interior do seu RG físico;
  • Digite o número do seu RG e clique em “Solicitar”. Em seguida, leia e concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade;
  • No passo 2, o app exige um reconhecimento facial. Procure um local iluminado e mantenha boa distância da câmera frontal. Depois, toque em “Iniciar reconhecimento” para iniciar;
  • Na página seguinte, crie uma senha numérica de quatro dígitos. Você também pode ativar o preenchimento de senha com leitura biométrica para não precisar colocar a combinação toda vez que precisar acessar o documento;
  • Prontinho! Agora toque em “Visualizar RG” para ter acesso ao documento, ou em “Minha carteira” na página inicial do app.

 

Como pedir 2° va do RG pelo app?

  • Para solicitar a segunda via do seu RG clique em “Solicitar 2° via” e insira o número do seu documento.

Importante: para a solicitação, é necessário ter mais de 16 anos, ter um RG emitido após fevereiro de 2014 e pagar uma taxa de R$ 41,42. Você receberá um e-mail com instruções para o pagamento.

  • Em seguida, informe um e-mail para contato e escolha o local de retirada do Registro.
  • Faça a verificação biométrica com a câmera frontal, confirme seus dados e local da retirada e pronto, a solicitação foi efetuada.

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!