8 museus clássicos para visitar online na quarentena
24/03/2021 09:44 em Dica

Museu Afro Brasil (Foto: Reprodução/Google)

Para ajudar a entreter o público neste momento de isolamento e distanciamento social, a ClickBus listou ótimas opções - e, todas são gratuitas.

Com o isolamento e distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, não podemos visitar - pessoalmente - grandes museus brasileiros. No entanto, para não deixarmos de apreciar a realidade artística, museus clássicos disponibilizaram interessantes programações online.

 

Para ajudar a entreter o público neste momento de quarentena, a ClickBus - empresa de venda online de passagens rodoviárias - listou 8 museus clássicos com visitação e programação virtual. O melhor: todas as opções são gratuitas.

Na lista, há opções de diversos museus ao redor do Brasil - como o icônico MASP em São Paulo e o clássico Museu Oscar Niemeyer, no Paraná. Veja os nomes escolhidos pelo ClickBus para se entreter e aprender mais sobre arte, sem sair de casa:

Pinacoteca

Um dos principais e mais populares museus de São Paulo, a Pinacoteca oferece visita online gratuita com uma visualização, feita a partir do movimento do mouse, bastante ampla. Ainda, a plataforma apresenta áudios com reflexões sobre as obras. Acesse a visita virtual por aqui.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma excelente opção de visitação virtual. Diferentemente da Pinacoteca, porém, as obras são apresentadas em imagens - que podem ser exploradas com o "zoom" - acompanhadas de textos explicativos e históricos. Acesse por aqui.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil tem um acervo com mais de seis mil peças entre as mais diversas obras de arte como pinturas, esculturas e fotografias criados por artistas brasileiros e do exterior. Os artefatos datam do século XVIII até agora, e abordam os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira. Visite aqui.

Inhotim

Inhotim, museu de Minas Gerais, conta com uma visitação virtual maravilhosa para quem está com vontade de se (re)conectar com a natureza, mesmo online. Ao combinar o paisagismo de um amplo e vivo jardim botânico ao potencial reflexivo de artes contemporâneas, o museu traz um espaço intimista e interessante. Acesse aqui.

Museu do Amanhã

Um dos clássicos do Rio de Janeiro: o Museu do Amanhã! Com interatividade, o museu faz o visitante refletir sobre o compromisso com o futuro em diferentes aspectos: meio ambiente, social e muito mais, tudo a partir das ciências aplicadas. Acesse aqui.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Com uma grande programação online, as exposições do icônico museu de São Paulo, que podem ser acessadas virtualmente, são: A trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 1970 e 1980; O retrato da profissão dos fotógrafos de rua; Os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e mais. Acesse aqui.

Museu Oscar Niemeyer

Com cerca de sete mil obras, o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba é uma ótima opção. O museu traz formas e cores que se misturam e fazem o lugar ser uma grande referência nos campos das artes visuais, design e arquitetura, como pontua o ClickBus. Acesse o MON, como o espaço foi apelidado, aqui.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol conta com incríveis exposições virtuais. Alguns títulos destacados pelo ClickBus foram: Visibilidade para o futebol feminino, Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés, Pacaembu - o estúdio monumento. Outros 14 compõem a programação online. Acesse aqui.

 

Por: Rollingstones

COMENTÁRIOS