Lei Áurea e Zumbi são assuntos abordados pelo professor Paulo Cruz no programa Paiaiá na Conectados
19/05/2020 12:09 em Podcast

 

Neste período de quarentena, o apresentador do programa Paiaiá na Conectados, Carlos Silvio, tem entrevistado relevantes fontes, de diversas áreas de atuação, em sua rede social no instagram.

Um dos participantes do bate-papo foi o professor Paulo Cruz, que é formado em filosofia e mestre em ciência da religião. Ele falou sobre a relevância de defender a Lei Áurea (Lei nº 3.353). “O 13 de Maio é a data mais importante da história brasileira”.  “É mais importante do que a Inconfidência Mineira, do a Independência”, completou o professor.

Zumbi – Zumbi do Palmares também foi tema da entrevista. O professor e filósofo rebateu o estereótipo, segundo ele, criado em torno da figura e, também, contestou o dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra.  Além disso, ele aproveitou para enaltecer personalidades como Luís Gama, José do Patrocínio e André Rebouças, a quem chama de ídolo.

Mais sobre Cruz – Foi premiado, em 2017, com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Alguns movimentos negros optam por chamá-lo de “negro de alma branca” por discordarem de posicionamentos do professor.

 

Entrevista abaixo:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!