Trafego dobra e quarta-feira bate recorde de transito na quarentena em SP
22/04/2020 17:13 em Cidades

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress

O isolamento social vem diminuindo para quem usa carro na cidade de São Paulo. Estudo inédito da prefeitura indica que a lentidão na manhã de hoje foi recorde durante a quarentena, iniciado no dia 24 de março em todo o estado.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) elaborou um estudo a partir da base de dados do aplicativo de geolocalização Waze e notou o pico de lentidão.

"Esta quarta-feira (22) registrou os maiores índices de lentidão no período da manhã desde que teve início oficial a quarentena. Às 8h, foram registrados 19 quilômetros de lentidão", informa a prefeitura.

O maior índice para o horário, até então, havia sido registrado na quinta-feira (9), que antecedeu o feriado de Páscoa: 10 km de lentidão.

O estudo leva em consideração os pequenos "atrasos" captados pelo Waze no tempo dos percursos de seus usuários. "O Waze considera como lentidão qualquer atraso em relação ao tempo de deslocamento traçado na origem da rota. A aplicação da base de dados do aplicativo à metodologia da CET traz mais precisão e agilidade", diz a prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, "o estudo mostra que está acontecendo uma grande variação para cima no volume de carros na cidade de São Paulo".

"Atingimos hoje, com 19 quilômetros de lentidão às 8h, o maior número do pico da manhã de todo o período de quarentena. É muito importante que a parte da população que possa ficar em casa, fique. Não é momento de haver relaxamento", afirma.

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo ainda não divulgou o índice de isolamento da cidade para hoje, mas, na segunda-feira (20), dia útil, o isolamento havia chegado a um de seus índices mais baixos: 51%, muito inferior à recomendação de 70% feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por: UOL, em São Paulo

COMENTÁRIOS