Sucesso de A Máfia dos Tigres se explica por suas qualidades e esquisitices
19/04/2020 12:16 em Séries

Joe Exotic, protagonista da série documental "A Máfia dos Tigres"/Imagem: Reprodução/Netflix

Lançada pela Netflix em 20 de março, "A Máfia dos Tigres" rapidamente se tornou uma das maiores audiências do serviço de streaming. A quarentena forçada pela pandemia de coronavírus seguramente ajudou a popularizar a série, mas há algo mais. Em oito episódios, este documentário atrai pelas suas muitas qualidades e, também, esquisitices.

O título original, "Tiger King: Murder, Mayhem and Madness" (algo como "Rei Tigre: assassinato, caos e loucura") dá uma ideia melhor do que esperar da série. Trata-se de uma investigação sobre um universo de colecionadores de animais selvagens, donos de zoológicos particulares e protetores de espécies ameaçadas.

O protagonista é chamado de Joe Exotic. Ele é dono de um zoológico particular, especializado em felinos selvagens, que também comercializa filhotes. Vaidoso, excêntrico e exibicionista, sonha com a fama a qualquer preço. É casado com dois homens. Os seus funcionários são ex-presidiários.

O diretor Eric V. Goode avança na história apresentando outros donos de zoológicos dedicados a tigres, onças, cobras e até elefantes, nos Estados Unidos. Um deles é também um guru espiritual, casado com três mulheres, outro é um ex-traficante de cocaína, condenado por crimes bárbaros.

E, por fim, há Carole Baskin, a antagonista de Joe Exotic, que mantém uma ONG dedicada a libertar tigres em cativeiro. Um episódio da série é dedicado ao desaparecimento misterioso, e jamais esclarecido, do segundo marido da protetora dos animais. O embate entre Joe e Carole vai resultar num crime grave.

Em resumo, trata-se de um documentário sobre uma gente estranha fazendo coisas mais estranhas ainda, sem vergonha alguma de expor as suas maluquices para as câmeras. E é este o maior atrativo, justamente. Conhecer uma fauna humana que você jamais acreditaria que exista mesmo se não visse com os próprios olhos.

Como escrevi antes, você pode passar por esta vida, tranquilamente, sem conhecer a história de Joe Exotic. Não vai fazer a menor diferença, de fato. Mas, uma vez que começar a assistir, é impossível não ser fisgado.

O interesse de "A Máfia dos Tigres" está centrado justamente no exibicionismo dos protagonistas e no sadismo do diretor de deixar que todos eles se enforquem com as cordas que oferecem. Não por acaso, todos eles odiaram a série ao se verem na tela.

A história vai até meados de 2018. O sucesso foi tão grande que esta semana a Netflix acrescentou um oitavo episódio contando os desdobramentos das histórias relatadas. A polícia decidiu voltar a investigar a morte do ex-marido de Carole, ocorrido há 23 anos. E para quem é fã de tigres, o crítico Roberto Sadovski fez uma divertida lista sobre a presença deste animal na cultura pop.

Por: TV Famosos UOL

COMENTÁRIOS