Especialistas alertam que o coronavírus pode sobreviver na sola dos sapatos por até 5 dias
27/03/2020 13:43 em Saúde

É mais provável que os sapatos carreguem o COVID-19 se tiverem sido usados ​​em áreas movimentadas, como supermercados ou em transporte público (Foto: iStock)

Os médicos explicaram por que você deve deixar esse item do lado de fora sempre que chegar em casa e como é possível evitar transportar o vírus pelos pés

Nesta quinta-feita, 26 de março, uma matéria publicada pelo Daily Mail, mostrou que especialistas em doenças infecciosas, como o novo coronavírus, alertaram que o vírus pode viver nas solas do sapatos por até cinco dias. Desta forma é muito fácil ‘transportar’ o covid-19 de lugares mais movimentados, como por exemplo os supermercados, aeroportos e transportes públicos para dentro da sua casa.

As solas são geralmente produzidas com materiais sintéticos e duráveis, como a borracha, couro revestidos com plásticos, o que significa que não permitem a passagem de ar, líquido ou umidade. A parte superior de um sapato, como os cadarços, pode se tornar um terreno fértil para bactérias, fungos e vírus e gotículas respiratórias, que são transportadas no ar. Uma pessoa infectada com coronavírus pode repassar o vírus para qualquer lugar.

De acordo com a reportagem do Daily Mail, os australianos estão cada vez mais atentos ao que é levado para dentro de suas casas, pois o país registrou um pico nos casos de coronavírus de 2.793 pessoas infectadas e 12 mortes.

Georgine Nanos, médica infectologista de San Diego, disse em entrevista ao Huffington Post Australia que a probabilidade de calçados com Covid-19 transportarem a doença aumenta quando ele é usado em áreas movimentadas, como escritórios, shopping centers, trens, ônibus e aeroportos.

Mary E. Schmidt, consultora de saúde do Missouri, concordou e acrescentou que o vírus pode sobreviver por até cinco dias ou mais em superfícies sintéticas. Outra especialista em saúde pública de Kansas City, Carole Winner, também defendeu a teoria dizendo que sapatos feitos com plástico também podem manter o coronavírus ativo por alguns dias.

As pessoas que não estão trabalhando em casa e continuam a se deslocando, como por exemplo profissionais de saúde, são aconselhadas a usar um par de sapatos fora de casa e retirá-los antes de entrar em casa. Sapatos feitos de lona, ​​tecidos macios ou couro falso, devem ser limpos na máquina de lavar, já sapatos de couro ou botas para trabalho devem ser limpos à mão com desinfetantes.

Fonte: paisefilhos.uol.com.br

COMENTÁRIOS