Atrações culturais na quarentena: o guia com shows, peças e filmes na internet
24/03/2020 16:43 em Dica

 

A cantora Zélia Duncan Foto: Roberto Setton / Divulgação/Roberto Setton

Apesar do isolamento social provocado pelo coronavírus — e do fechamento de teatros, museus e cinemas como medida de contenção da doença —, a cultura não está reclusa. Em páginas e perfis na internet, artistas driblam as restrições do momento com apresentações virtuais de seus trabalhos. Diariamente, é possível assistir a transmissões ao vivo de peças, shows e atrações infantis, além de aulas de gastronomia com chefs estrelados. Abaixo, confira uma lista com ações para se divertir em casa.

 

 

 

Shows:

 

#tamojunto

 

A primeira edição do festival online criado pelo GLOBO, realizado entre os dias 20 e 22 de março, reuniu mais de 30 artistas em apresentações com mais de 1,5 milhão de acessos nas redes sociais do jornal. Seguindo as orientações para combater a propagação do coronavírus, grandes nomes da MPB fizeram transmissões ao vivo de suas casas. O festival continua no próximo fim de semana, entre 27 e 29 de março, com shows de Céu, Moreno Veloso, Paulo Miklos, Zelia Duncan e Marcelo Jeneci, entre outros (veja a lista completa de atrações, AQUI).

 

 

 

Fico em Casa

 

O festival criado em Portugal ganha edição brasileira a partir desta terça-feira (24/03). Até o dia 27 de março, na página oficial do Instagram, mais de 70 artistas transmitirão, ao vivo, apresentações intimistas em casa. Serão 40 horas de shows com repertórios e formatos inéditos. No line-up, figuram nomes como Emicida, Daniela Mercury, Chico Cesar, Academia da Berlinda, Adriana Calcanhotto, Teresa Cristina, Maria Gadú, entre outros.

 

 

 

Orquestra Petrobras Sinfônica

 

Como forma de entreter o público nos dias de quarentena, a Orquestra Petrobras Sinfônica passou a incluir diariamente, no canal do YouTube, vídeos inéditos de concertos dos últimos anos. Ao longo das próximas semanas, será postado ao menos uma gravação por dia, intercalando infantil, pop e clássico. Estão confirmados programas como "Quebra Nozes", "Ventura", com músicas dos Los Hermanos e "Black Album", do Metallica.

 

 

 

Together At Home

 

O projeto tocado pela ONG Global Citizen faz transmissões diárias (e ao vivo) de artistas de todos os continentes. Já subiram ao palco (ops, ao feed) da página no Youtube e no Instagram nomes como Camila Cabello, Shawn Mendes e John Legend. O line-up é sempre uma surpresa, então vale ficar de olho.

 

 

 

Música em Casa

 

Até 29 de março, a gravadora Universal Music oferece apresentações ao vivo de parte dos artistas que gerencia. O esquema é intimista: no sofá de casa, os cantores e músicos reeditam seus repertórios, em transmissões nas redes sociais. Nomes como Sandy, Projota e As Bahias e a Cozinha Mineira já participaram. Nesta segunda-feira (23/03), a atração principal (às 19h) é Di Ferrero, que foi diagnosticado com coronavírus.

 

 

 

Metropolitan Opera

 

A prestigiada companhia de ópera baseada em Nova York, popularmente conhecida como Met Opera, disponibiliza ao público apresentações da série "Live in HD", com filmagens de óperas exibidas no cinema. Batizado de Nightly Met Opera Streams, o projeto libera vídeos novos de domingo a domingo, sempre às 20h30, na página oficial da instituição. Cada atração fica disponível por até 20 horas.

 

 

 

Biscoito Fino

 

O selo disponibilizou, no Youtube, shows na íntegra de artistas da MPB, como Alcione, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho e Luiz Eça. Chance de ver a concorridíssima apresentação "De Santo Amaro a Xerém", com Bethânia e Zeca. Semanalmente, outras apresentações são incluídas no catálogo.

 

 

 

Teatro:

 

Rio Show no Sofá

 

Uma lista criada pelo GLOBO disponibiliza passagens de espetáculos que estavam em cartaz na cidade quando medidas contra o coronavírus fecharam todas as salas. Ao GLOBO, produções de peças como "Leopoldina, indepedência e morte" e "A cor púrpura — O musical" cederam passagens em vídeo, que podem ser vistas AQUI.

 

 

 

Palavra Z

 

A produtora teatral tem disponibilizado gravações de espetáculos adultos e infantis de forma gratuita, em seu site. A ação já tem 21 mil visualizações e de cinco mil horas de exibição, além de uma média de 65 mil espectadores. A nova leva de produções acontece de 26 a 29 de março, e inclui atrações como a ópera performática "Na boca do cão" e o infantil "A pequena vendedora de fósforos".

 

 

 

'Riobaldo'

 

Adaptação de "Grande sertão: veredas" dirigida por Amir Haddad, o monólogo com dramaturgia e atuação de Gilson de Barros ganhou leituras dramatizadas, transmitidas ao vivo, no Instagram da página @riobaldoapeca. A encenação da obra de João Guimarães Rosa é feita na casa do ator, e conta com a participação de Haddad. Nesta segunda-feira (23/03), acontece a última sessão, às 19h.

 

 

 

'Mulher multidão'

 

Nos dias 25 de março e 1º de abril, sempre às 19h, a poeta Maria Rezende faz uma transmissão ao vivo do recital "Mulher multidão", que estaria atualmente em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A sessão acontece na página @amariadapoesia, e trata de temas como amor, autoestima, relacionamento abusivo, estupro e a relação com o próprio corpo.

 

 

 

Infantil:

 

Leitura

 

Adiantar a leitura dos livros paradidáticos do colégio pode ser uma boa ideia, mas não a única. Alguns sites disponibilizam obras para serem baixadas gratuitamente, como o Domínio Público, com cerca de 250 livros infantis em PDF, e o Espaço de Leitura, que associa as histórias a jogos. A L&PM também oferece alguns títulos, como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll e "Viagem ao Centro da Terra", de Julio Verne.

 

 

 

Contação de Histórias

 

Contadores de histórias estão fazendo transmissões ao vivo em seus perfis nas redes sociais. Tem a Flávia Scherner(@fafaconta), seg, qua e sex às 10h30 e ter e qui, às 16h30; a Emília Nuñez (@maequele), diariamente, às 11h e o Ralphen Rocca (@ralphenr), diariamente, às 16h, entre outros. No YouTube, ainda tem os canais Hora da Leiturinha, Quintal da Cultura e Varal de Histórias. Outra dica, que serve para pais (nostálgicos) e filhos, é a clássica Coleção Disquinho, aquela de compactos coloridos que foi lançada pela Continental dos anos 60 aos anos 80 e reúne contos e histórias infantis, com músicas compostas por Braguinha e orquestradas por Radamés Gnattali. Agora, está no Spotify.

 

 

 

Faça você mesmo

 

Que tal estimular as crianças a colocarem a mão na massa e construírem seus próprios brinquedos/brincadeiras? O Pinterest é ótimo para isso, com ideias simples e materiais fáceis de encontrar em casa. A internet também está cheia de sites com vídeos “faça você mesmo”, como o “Ideias incríveis” que ensina a fazer origamis, artesanato e a reutilizar objetos.

 

 

 

Podcast

 

Os podcasts chegaram para ficar e também fazem sucesso com a garotada. O “E se... podcast” é feito para crianças e por crianças, os irmãos Luiza e Bruno. Para os curiosos, o “Coisa de criança” esclarece dúvidas como “por que o mar é salgado?” e “Como surge o arco-íris?”. E pra quem gostar muito da ideia dos podcasts, o “Alôténica” dá dicas de como produzir um.

 

 

 

Exposição:

 

Museus virtuais

 

Por ora, grandes obras históricas e das artes plásticas estão distantes do público. Mas é possível apreciar boa parte delas de casa. Instituições consagradas, como o Museu do Prado, o Museu do Vaticano e o Louvre, disponibilizam um tour virtual em seus sites. A ideia é emular uma visita real pelos corredores do espaço.

 

Cinema:

 

Dicas do Bonequinho

 

Críticos do GLOBO, os famosos Bonequinhos ajudam aqueles que têm preguiça com o controle remoto a encontrar pérolas cinematográficas em plataformas de streaming. Aliás, muitos desses serviços têm oferecido promoções vantajosas para novos assinantes. É possível assistir a filmes premiados, como clássico "O poderoso chefão", de Francis Ford Coppola, e o irreverente "Border", que intriga e perturba ao mesmo tempo.

 

Televisão:

 

Canais liberados

 

Como apoio à recomendação de que a população fique em casa — para conter o avanço da pandemia —, serviços oferecem parte seu acervo sem cobrança extra. Emissoras a cabo, como Telecine, HBO e Canal Brasil, liberam o sinal para não assinantes em plataformas de TV fechada, como NET e Sky (é preciso ser cliente para usufruir do benefício).

 

 

 

Gastronomia:

 

Panelinha

 

A página mantida pela chef Rita Lobo está dedicada a um mutirão virtual, como ela mesma brinca. Todo o conteúdo do site está liberado desde a última segunda-feira. Uma nova seção com dicas para a quarentena auxilia aqueles que desejam congelar alimentos da melhor maneira, preparar uma lista de itens obrigatórios na despensa e montar uma dieta com receitas de almoço e jantar. No Instagram, há vídeos diários, sempre ao meio-dia, com sugestões para o almoço. De segunda a sexta-feira, às 21h30, também no Instagram, a chef oferece informações práticas para garantir uma alimentação saudável. É a chance de tirar dúvidas diretamente com ela. Vale ficar de olho no Globoplay: na plataforma de streaming, há seis temporadas disponíveis do programa “Cozinha prática”.

 

 

 

Bela Gil

 

Nesta semana, a culinarista e apresentadora Bela Gil publicou um vídeo, em sua conta do Instagram, em que limpava o próprio fogão com um desinfetante caseiro que ela mesma havia produzido. A dica é valiosa, e tem feito sucesso nas redes. Para produzir o material, são necessários apenas cascas de laranja, álcool de cereais e vinagre. A receita segue disponível no site do canal GNT, onde outras sugestões parecidas estão armazenadas. No Instagram, diante dos crescentes pedidos por indicações parecidas, Bela também tem compartilhado informações curiosas e úteis. Nesta semana, ela listou alguns alimentos que podem baixar a imunidade do corpo, e que por isso são desaconselháveis neste momento, como açúcar refinado e produtos ultraprocessados. Fique de olho: todos os episódios do programa “Bela cozinha” estão disponíveis no Globoplay.

 

 

 

Jantinha de hoje

 

O blog mantido pela chef Graziela de Vincenzo publica, diariamente, receitas elaboradas e práticas, para quem quer dar uma leve inovada na cozinha. De um misto quente gourmetizado a um irreverente pão recheado com catupiry, de carne moída com molho de cerveja preta a um cremoso risoto de azeitonas, há opções para todos os gostos. E tudo bem explicadinho, na página @jantinhadehoje.

 

 

Fonte: O Globo

 

 

COMENTÁRIOS