Adobe trabalha em ferramenta para identificar fotos manipuladas no Photoshop
16/06/2019 14:38 em Tecnologia

Foto: Adobe

O Photoshop tem sido há um tempo a fonte de imagens e fotos manipuladas, então em uma tentativa de conter a epidemia de notícias falsas, a Adobe começou a desenvolver ferramentas que podem tanto detectar quando uma imagem foi manipulada como reverter as mudanças para revelar a imagem original.

Não é a primeira vez que a Adobe exibe formas para tentar conter o mau uso de seus produtos. No Photoshop há ferramentas de reconhecimento de imagem que previnem que escaneamento ou fotos de documentos bancários sejam sequer abertos, embora esses sistemas não sejam infalíveis.

Esta nova ferramenta de detecção também foi projetada com uma tarefa bem específica: detectar quando um rosto foi alterado e sutilmente manipulado usando a ferramenta Face Aware Liquify, do Photoshop, o que torna relativamente fácil mudar o tamanho dos olhos, do nariz, da boca ou do rosto inteiro.

Para torná-lo mais confiável do que as ferramentas de detecção de moedas do Photoshop, os pesquisadores da Adobe colaboraram com pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley para treinar uma rede neural em um conjunto de imagens frontais que foram distorcidas automaticamente usando a ferramenta Face Aware Liquify, bem como um conjunto de retratos que foram editados por um artista real usando a mesma ferramenta.

Os pesquisadores primeiro testaram como os seres humanos eram capazes de identificar os retratos manipulados, mostrando a um grupo de pessoas duas imagens por vez, e perguntando a elas qual delas tinha sido editada. Lamentavelmente, os seres humanos só foram capazes de adivinhar qual retrato havia sido editado 53% das vezes.

A rede neural, em comparação, conseguiu encontrar a imagem manipulada 99% das vezes. Além disso, a ferramenta de detecção foi capaz de dizer onde e como o rosto foi deformado, e até mesmo desfazer essas alterações e reverter as fotos para seu estado original.

Estes são resultados promissores, mas essa rede neural tem um longo caminho a percorrer antes de ser liberada sobre bilhões de fotos que circulam pela internet. Um dos aspectos mais úteis do Photoshop é que existem inúmeras maneiras de manipular e editar uma fotografia: os artistas podem usar qualquer fluxo de trabalho que atenda a seus talentos ou tarefas. Isso faz com que a tarefa de identificar fotos manipuladas seja assustadora, mas com base no quanto as capacidades das redes neurais melhoraram, mesmo no último ano, não é mais uma tarefa impossível.

 

Via GizModo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!