O Switch se tornou o console mais vendido da história da Nintendo. Até 31 de dezembro de 2025, a empresa tinha comercializado 155,37 milhões de unidades do videogame. O número superou os 154,02 milhões de unidades vendidas do Nintendo DS, quebrando o recorde mantido pelo console por 12 anos.
Esse marco ocorre enquanto a Nintendo foca na transição para o Switch 2, lançado em junho de 2025. O sucesso acumulado do Switch deu novo fôlego à empresa após o fracasso do Wii U, que teve apenas 13,56 milhões de unidades vendidas ao longo da sua história.
Formato híbrido do Nintendo Switch unificou público e aumentou lucros da empresa
O Switch marcou uma guinada na estratégia da Nintendo. Até março de 2017, a empresa oferecia consoles para jogar em casa (Wii e Wii U) e modelos portáteis (DS e 3DS). Então, veio o Nintendo Switch: um modelo híbrido de console, que funciona tanto conectado à uma tela quanto de forma portátil.
Ao unir esses dois públicos num só produto, a empresa triplicou seu valor de mercado. Ajudaram nesse crescimento a alta procura durante a pandemia e o sucesso de jogos como “Mario Kart 8 Deluxe”, que vendeu 70 milhões de cópias.
A chegada do Switch 2 ao mercado teve desempenho mais robusto em comparação ao seu antecessor. Em menos de um ano, 17,37 milhões de
Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2026 (entre abril e dezembro de 2025), a Nintendo teve um lucro líquido de aproximadamente US$ 2,31 bilhões (R$ 12,08 bilhões), aumento de 51% em comparação ao mesmo período do ano fiscal anterior. A meta da empresa é chegar a 19 milhões de unidades vendidas do Switch 2 até março de 2026.
Mesmo sendo o maior sucesso da Nintendo, o Switch ainda precisa superar o PlayStation 2, da Sony, para ser o console mais vendido da história. O aparelho da Sony somou mais de 160 milhões de unidades comercializadas antes de sair de linha em 2013. Não à toa, a Nintendo confirmou que continuará vendendo o primeiro Switch. Pelo menos, enquanto houver compradores interessados.
Via: Olhar Digital