A Amazon entrou oficialmente na disputa pelos robotáxis nos EUA com o lançamento público da Zoox, startup adquirida em 2020 por US$ 1,3 bilhão. As informações são da CNBC.
O serviço estreia em Las Vegas com corridas gratuitas em pontos turísticos, antes de uma futura expansão paga, dependendo de aprovação regulatória.

Serviço da Zoox estreia em Las Vegas com viagens gratuitas e planos de expansão para outras cidades dos EUA – Imagem: Zoox/Divulgação
Concorrência para Waymo e Tesla
- O mercado é liderado pela Waymo (Alphabet), que já soma mais de 10 milhões de viagens pagas e atua em cinco cidades, com novos locais previstos para 2025.
- A Tesla também iniciou testes em Austin, mas ainda com supervisores a bordo.
- Diferente das concorrentes, o robotáxi da Zoox não se parece com um carro: sem volante e pedais, tem formato retangular, duas fileiras de assentos frente a frente e rodas bidirecionais.
- Totalmente elétrico, roda até 16 horas por carga e foi projetado “do zero” para passageiros, segundo a CEO Aicha Evans.

Robotáxi sem motorista da Amazon começa a rodar em pontos turísticos – Imagem: Divulgação/Zoox
Testes e expansão nos EUA
Com uma garagem de 18 mil m² em Las Vegas, a frota inicial atende locais como Resorts World, Luxor e New York-New York Hotel & Casino. A empresa já testa 50 veículos em Las Vegas e São Francisco, onde lançará um programa de passageiros até o fim do ano, com expansão prevista para Austin e Miami.
Segundo o cofundador Jesse Levinson, a Zoox investiu em criar um veículo próprio em vez de adaptar carros tradicionais: “Queríamos lançar algo melhor do que um carro.”
Fonte: Olhar Digital