A chegada do 5G ao Brasil, em 2022, proporcionou uma melhora significativa na conexão com a internet. Três anos depois de usa implementação no país, a tecnologia está presente em 1.507 municípios brasileiros.
Segundo dados da Conexis Brasil Digital, sete em cada dez brasileiros já têm acesso à nova geração de conectividade móvel. E a promessa das autoridades brasileiras é que esta cobertura seja ampliada nos próximos anos.

Conectividade brasileira está sendo ampliada (Imagem: Anton Balazh/Shutterstock)
Expansão do 5G também significa inclusão
A ampliação da conectividade é comemorada pelas autoridades brasileiras, especialmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações. As entidades trabalham de forma conjunta para ampliar a presença do 5G em todo o território nacional.
“A expansão do 5G representa mais que avanço tecnológico, é inclusão, desenvolvimento e oportunidade. Nosso é garantir que essa transformação chegue a todos os brasileiros”. Comenta Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações

Tecnologia chegou ao país em 2022 (Imagem: deepadesigns/Shutterstock)
O Ministério das Comunicações tem apostado no apoio financeiro para ajudar na implementação da tecnologia através de linhas de crédito do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). O objetivo é modernizar a legislação para permitir a instalação da infraestrutura necessária.
Até o momento, já foram contratadas mais de R$ 2,5 bilhões em operações com recursos do fundo, sendo R$ 2 bilhões viabilizados em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

5G permite conexão de internet superior (Imagem: MARHARYTA MARKO/iStock)
Importância da tecnologia
- O 5G é a quinta geração de redes móveis e oferece velocidades de conexão muito superiores às do 4G.
- Além disso, a tecnologia tem menor tempo de resposta e maior capacidade para suportar múltiplos dispositivos conectados simultaneamente.
- A rede ainda é considerada essencial para impulsionar setores como saúde, educação, agricultura e indústria.
- Bem como para viabilizar inovações como carros autônomos e cidades inteligentes.
Fonte: Olhar Digital