O Android oferece configurações de privacidade que podem ser ativadas a partir de passos simples. Entre os ajustes disponíveis, o usuário pode revogar permissões desnecessárias concedida para apps, impedir o acesso ao conteúdo copiado para a área de transferência e ativar o bloqueio imediato do dispositivo para evitar o uso indevido por terceiros. Além disso, é possível limitar que o sistema operacional acesse dados do histórico de navegação para produzir anúncios. Nas próximas linhas, confira seis configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar agora.
6 configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar AGORA
Na matéria a seguir, reunimos seis configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar agora. No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados.
- Permissão para aplicativo
- Acesso à localização precisa
- Anúncios personalizados
- Acesso à área de transferência
- Bloqueio imediato
- Painel de privacidade
1. Permissão para aplicativo
Embora muitos aplicativos precisem acessar recursos como localização, câmera ou galeria de imagens, outros solicitam permissões desnecessárias. Para revogar esses acessos e manter a privacidade, entre nas "Configurações", depois em "Segurança e privacidade" e toque em "Gerenciar permissões". Em seguida, selecione o tipo de permissão (como agenda, calendário, câmera, localização e etc), veja quais apps têm acesso a esses recursos e desative os que não precisam deles.

Reveja as permissões dadas aos aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
2. Acesso à localização precisa
Outra configuração de privacidade importante é limitar quais apps têm acesso à localização precisa. Aplicativos de transporte e GPS realmente precisam desse dado, mas muitos outros não. Para verificar, vá em "Gerenciar permissões", selecione "Localização" e confira se a opção "Usar localização precisa" está ativa apenas para os apps que realmente necessitam disso. Desabilite o acesso para os demais.

Limite o acesso à localização precisa — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
3. Anúncios personalizados
Os anúncios exibidos no celular costumam ser baseados no uso do aparelho e no histórico de pesquisa, representando uma violação da sua privacidade. O Android permite desabilitar esse rastreamento. Nas "Configurações", role até encontrar a seção "Google". Depois, toque em "Serviços do Google" e selecione "Todos os serviços". Role até o menu "Privacidade e segurança" e toque em "Anúncios". Em "Privacidade de anúncios", desative as três opções disponíveis. Por fim, volte para a tela anterior, clique em "Redefinir o ID de publicidade" e em seguida em "Excluir o ID de publicidade" para apagar os dados já armazenados.

Aumente a privacidade de anúncios — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
4. Acesso à área de transferência
Alguns apps podem violar a privacidade dos usuários ao tentar acessar ou copiar dados da área de transferência sem permissão. Para evitar isso, o Android oferece um recurso que avisa quando esse processo acontece. Para ativá-lo, vá em "Configurações", toque em "Segurança e privacidade", role até encontrar "Controles de privacidade adicionais" e ative a opção "Alertar acesso à área de transferência".

Barre o acesso à área de transferência — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
5. Bloqueio imediato
O bloqueio imediato do aparelho é outra configuração que não pode ser ignorada. Por padrão, muitos dispositivos Android deixam um intervalo de cinco segundos entre o apagamento da tela e o bloqueio total. Isso pode permitir que alguém acesse o celular rapidamente sem precisar da senha. Para ativar o bloqueio imediato, vá para as "Configurações" e clique em "Tela de bloqueio e AOD". Em seguida, toque em "Configurações da tela de bloqueio", desenhe o padrão de desbloqueio e marque a opção "Imediatamente".

Ative o bloqueio imediato do aparelho — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
6. Painel de privacidade
Por fim, também é importante verificar quais aplicativos acessaram recentemente o microfone ou a câmera do dispositivo. Caso note algum acesso indevido, remova a permissão ou desinstale o app. Novamente, acesse "Segurança e privacidade" nas "Configurações". Role um pouco a tela até a opção "Permissões usadas nas últimas 24 horas". Veja uma lista completa com todos os apps que acessaram o microfone e a câmera e, como dito, revogue o acesso a softwares desnecessários.

Verifique os acessos a câmera e ao microfone — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
Via: Techtudo