Offline
MENU
6 configurações de privacidade do Android que você precisa verificar AGORA
Ajustes simples ajudam o usuário a aumentar a privacidade no Android; na matéria a seguir, o TechTudo reuniu seis dicas de configurações para você verificar agora; confira
Por Gabriel Figueiredo
Publicado em 09/05/2025 11:13
Tecnologia
6 configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar AGORA — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O Android oferece configurações de privacidade que podem ser ativadas a partir de passos simples. Entre os ajustes disponíveis, o usuário pode revogar permissões desnecessárias concedida para apps, impedir o acesso ao conteúdo copiado para a área de transferência e ativar o bloqueio imediato do dispositivo para evitar o uso indevido por terceiros. Além disso, é possível limitar que o sistema operacional acesse dados do histórico de navegação para produzir anúncios. Nas próximas linhas, confira seis configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar agora.

 

6 configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar AGORA

Na matéria a seguir, reunimos seis configurações de privacidade para o Android que você precisa verificar agora. No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados.

  1. Permissão para aplicativo
  2. Acesso à localização precisa
  3. Anúncios personalizados
  4. Acesso à área de transferência
  5. Bloqueio imediato
  6. Painel de privacidade

 

1. Permissão para aplicativo

Embora muitos aplicativos precisem acessar recursos como localização, câmera ou galeria de imagens, outros solicitam permissões desnecessárias. Para revogar esses acessos e manter a privacidade, entre nas "Configurações", depois em "Segurança e privacidade" e toque em "Gerenciar permissões". Em seguida, selecione o tipo de permissão (como agenda, calendário, câmera, localização e etc), veja quais apps têm acesso a esses recursos e desative os que não precisam deles.

Reveja as permissões dadas aos aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

 

2. Acesso à localização precisa

Outra configuração de privacidade importante é limitar quais apps têm acesso à localização precisa. Aplicativos de transporte e GPS realmente precisam desse dado, mas muitos outros não. Para verificar, vá em "Gerenciar permissões", selecione "Localização" e confira se a opção "Usar localização precisa" está ativa apenas para os apps que realmente necessitam disso. Desabilite o acesso para os demais.

Limite o acesso à localização precisa — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

 

3. Anúncios personalizados

Os anúncios exibidos no celular costumam ser baseados no uso do aparelho e no histórico de pesquisa, representando uma violação da sua privacidade. O Android permite desabilitar esse rastreamento. Nas "Configurações", role até encontrar a seção "Google". Depois, toque em "Serviços do Google" e selecione "Todos os serviços". Role até o menu "Privacidade e segurança" e toque em "Anúncios". Em "Privacidade de anúncios", desative as três opções disponíveis. Por fim, volte para a tela anterior, clique em "Redefinir o ID de publicidade" e em seguida em "Excluir o ID de publicidade" para apagar os dados já armazenados.

Aumente a privacidade de anúncios — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

 

4. Acesso à área de transferência

Alguns apps podem violar a privacidade dos usuários ao tentar acessar ou copiar dados da área de transferência sem permissão. Para evitar isso, o Android oferece um recurso que avisa quando esse processo acontece. Para ativá-lo, vá em "Configurações", toque em "Segurança e privacidade", role até encontrar "Controles de privacidade adicionais" e ative a opção "Alertar acesso à área de transferência".

Barre o acesso à área de transferência — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

 

5. Bloqueio imediato

O bloqueio imediato do aparelho é outra configuração que não pode ser ignorada. Por padrão, muitos dispositivos Android deixam um intervalo de cinco segundos entre o apagamento da tela e o bloqueio total. Isso pode permitir que alguém acesse o celular rapidamente sem precisar da senha. Para ativar o bloqueio imediato, vá para as "Configurações" e clique em "Tela de bloqueio e AOD". Em seguida, toque em "Configurações da tela de bloqueio", desenhe o padrão de desbloqueio e marque a opção "Imediatamente".

Ative o bloqueio imediato do aparelho — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

 

6. Painel de privacidade

Por fim, também é importante verificar quais aplicativos acessaram recentemente o microfone ou a câmera do dispositivo. Caso note algum acesso indevido, remova a permissão ou desinstale o app. Novamente, acesse "Segurança e privacidade" nas "Configurações". Role um pouco a tela até a opção "Permissões usadas nas últimas 24 horas". Veja uma lista completa com todos os apps que acessaram o microfone e a câmera e, como dito, revogue o acesso a softwares desnecessários.

Verifique os acessos a câmera e ao microfone — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Via: Techtudo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!