Instagram vai limitar conteúdo sensível para novos usuários adolescentes
26/08/2022 11:40 em Novidades

O Instagram anunciou que vai ativar automaticamente o filtro que limita conteúdo sensível para novos usuários adolescentes, aqueles com menos de 16 anos. A rede social ainda pede que antigos usuários façam o mesmo. 

“Isso tornará mais difícil para os jovens encontrar conteúdo ou contas potencialmente confidenciais na Pesquisa, Explorar, Páginas de hashtag, bobinas, recomendações de feed e contas sugeridas”, explicou o Instagram em um postagem oficial no blog da companhia. 

A plataforma da Meta contou que vai emitir avisos para incentivar antigos usuários a revisarem suas configurações de segurança e privacidade, principalmente quem pode compartilhar seu conteúdo, quem pode te enviar mensagens diretas e qual tipo de conteúdo quer ver em seu perfil. Além de também controlar o tempo que passa na rede social. 

De acordo com um porta-voz do Instagram, o novo tipo de filtro de conteúdo vai bloquear imagens de um protesto violento, por exemplo. 

A saúde mental de adolescentes tem se tornado uma grande preocupação da Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, após denúncias da ex-funcionária Frances Haugen, que apontou que a empresa tinha noção de quanto suas redes sociais poderiam ser tóxicas para jovens e adolescentes. 

Imagem: Divulgação/Instagram

 

Além disso, as denúncias de Haugen, que foram feitas ao jornal The Wall Street Journal em setembro do ano passado, apontam que os jovens poderiam ser direcionados para conteúdos que encorajam a automutilação.

Entre as denúncias de Haugen, também está a alegação de que o Facebook foi alertado por funcionários que o foco em engajamento da rede social estava ajudando no espalhamento de notícias falsas. Porém, a empresa teria ignorado os avisos em nome da maximização dos lucros e do domínio do mercado.

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!