Anvisa aprova fim da obrigatoriedade de máscaras em aviões
18/08/2022 10:30 em Novidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (17), o fim da exigência de máscaras de proteção em voos no Brasil. A decisão vem após mais de dois anos de pandemia e vale também para os aeroportos. 

“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, destacou a reguladora. 

De acordo com informações da Agência Brasil, apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras faciais e o distanciamento social continuarão a ser recomendados como medidas para minimizar o risco de transmissão da Covid-19. A medida foi aprovada com unanimidade pelos cinco diretores da agência: Alex Machado Campos, que foi o relator; Daniel Pereira; Rômison Rodrigues Mota; Meiruze Sousa Freitas e Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. 

Anvisa aprova fim da obrigatoriedade de máscaras em aviões. Imagem: EugeneEdge/shutterstock

 

Uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia da Covid-19 também foi mantida. Aeroportos e companhias aéreas continuarão a cumprir: 

  • disponibilização de álcool em gel 
  • avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis 
  • procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas  
  • sistemas de climatização 
  • desembarque por fileiras 

 

A máscara nos terminais aéreos e nos aviões deixou de ser exigida em diversos países, como os Estados Unidos, a França, Reino Unido e Portugal. 

Desde maio, a Anvisa também liberou o serviço de bordo e autorizou o uso da capacidade máxima de passageiros nos aviões, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. 

As medidas entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União. 

Conforme os números atualizados na quarta-feira (17) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 247 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 20 mil novos casos da doença. 

 

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!