Xiaomi anuncia robô humanoide que detecta emoções; veja imagens
12/08/2022 10:41 em Tecnologia

A Xiaomi apresentou, nesta quinta-feira (11), o CyberOne, um robô humanoide que detecta emoções, tem visão melhorada e que consegue montar reconstruções em 3D do mundo real.

O robô mede 177 cm, pesa 52 kg, tem envergadura de 168 cm e aguenta levantar até 1,5 kg com um único braço. De acordo com a gigante chinesa, comparado a outros robôs quadrúpedes, o CyberOne é “mecanicamente mais complexo”, já que possui motores mais potentes, oferece mais graus de liberdade e algoritmos mais complexos de controle bípede.

Para construir a peça, a Xiaomi desenvolveu um motor de alta potência que pesa apenas 500g e tem um torque de saída nominal de até 30 Nm para o motor da articulação do membro superior. O motor da articulação do quadril também é capaz de atingir um pico de torque instantâneo de até 300 Nm.

Com as especificações, o robô atinge uma velocidade de resposta em tempo real de 0,5 ms. Esse tempo permite, segundo a empresa, com que ele simule movimentos humanos com bastante precisão.

“Com a IA em seu núcleo e uma estrutura humanóide em tamanho real como sua embarcação, esta é uma exploração das possibilidades do futuro ecossistema tecnológico da Xiaomi e um novo avanço para a empresa”, afirmou Lei Jun, fundador, presidente e CEO do Xiaomi Group.

 

Detectando emoções

A Xiaomi explicou que para interagir com o mundo, o CyberOne está equipado com um mecanismo de reconhecimento de semântica de ambiente que permite a identificação de 85 sons ambientais e 45 classificações de emoções humanas.

Por causa disso, o robô consegue detectar se uma pessoa está feliz ou triste, sendo que no segundo caso ele tem até mesmo comandos para confortar o usuário.

A ideia da empresa de tecnologia da China é aumentar e conectar seu ecossistema. O CyberOne terá, inclusive, interação com o CyberDog, cão-robô anunciado no ano passado.

Várias empresas têm apostado no mercado de robótica, que deve ser a solução para vários dos problemas humanos. A Tesla, do bilionário Elon Musk, já tinha anunciado no ano passado seu projeto de robô. “Achamos que os robôs inteligentes definitivamente farão parte da vida das pessoas no futuro”, profetizou Lei Jun.

 

 

Via: TecMundo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!