TikTok lançará restrições de conteúdo por idade “nas próximas semanas”
13/07/2022 15:04 em Novidades

TikTok já afirmou estar buscando formas de restringir o conteúdo em sua plataforma para elevar a proteção de menores de idade, e agora revela mais sobre um novo sistema, que deve ser lançado “nas próximas semanas”.

O novo sistema do TikTok é chamado de Content Levels, ou Níveis de Conteúdo, e é comparado pela companhia ao sistema de classificação indicativa usado pela indústria de filmes e videogames. O objetivo é filtrar os vídeos com conteúdo mais adulto dos feeds de adolescentes que utilizam o TikTok.

Assim, o TikTok busca impedir que vídeos que podem ser considerados impróprios para menores – por mais que não quebrem as regras do TikTok – cheguem a esta audiência mais jovem. Assim, adolescentes entre 13 e 17 anos que encontrarem um vídeo no TikTok que contenha “temas maduros ou complexos” verão uma restrição de idade no conteúdo.

O TikTok é permitido para jovens maiores de 13 anos, e crianças e adolescentes com idades inferiores a 13 anos não podem ter uma conta na plataforma. Inclusive, a empresa recentemente anunciou ter removido 20 milhões de contas suspeitas de pertencerem a crianças e adolescentes com idade inferior ao mínimo estipulado.

A empresa já vem sendo pressionada a tomar uma atitude sobre a restrição de conteúdos impróprios há algum tempo. Em junho, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro, intimou o TikTok a tomar uma providência neste sentido e a empresa já foi processada por alegações de ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Quando detectamos que um vídeo contém temas maduros ou complexos, por exemplo, cenas fictícias que podem ser muito assustadoras ou intensas para o público mais jovem, uma pontuação de maturidade será atribuída ao vídeo para ajudar a impedir que menores de 18 anos o visualizem em suas experiências no TikTok,” diz a companhia em um post de blog.

O TikTok não explicou como pretende determinar o que se encaixa neste perfil de vídeo, ou que critério utilizaria para classificar tais vídeos. Além desta funcionalidade para proteger os mais jovens na plataforma, o TikTok também adicionará uma nova maneira de filtrar tópicos indesejados da página “Para Você”, que também chegará nas “próximas semanas”.

 

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!