Há 60 anos os Rolling Stones faziam seu primeiro show
13/07/2022 09:39 em Música

Há 60 anos, os Rolling Stones faziam seu primeiro show no Marquee Jazz Club em Londres.

'Mas foi há tanto tempo! Alguns de nós ainda estamos aqui, mas é um grupo muito diferente daquele que tocou todas aquelas décadas atrás', diz Mick Jagger.

Jagger subiu ao palco naquela noite de 12 de julho, verão britânico, ao lado de Brian Jones,Keith Richards, do pianista Ian Stewart e do baixista Dick Taylor. Para aquela apresentação foi necessário pedir dinheiro emprestado ao pai de Jagger e alugar os equipamentos. O baterista do show é pauta de debate: há quem diga que foi Tony Chapman, mas em sua biografia Life (2010)Richards insiste que foi Mick Avory, amigo da banda.

A banda teria assumido o lugar do Alexis Korner’sBlues Incorporated - a atração regular das quintas-feiras do Marquee, que naquela noite tocava ao vivo em uma transmissão da BBC.Jagger, que fazia pontas no Alexis Korner, não comparecera à transmissão - ao contrário, ele tinha outro projeto. Teria sido Brian Jones quem insistira para o grupo se apresentar. Foi ele também quem noticiou o evento ao jornal musical local, o Jazz News. Quando questionado sobre o nome da banda que de apresentaria, ele olhou rapidamente ao primeiro LP a sua frente: The Best of Muddy Waters: “Rollin’ Stone"   e o resto é história.

Hoje, Jagger admite sentir-se desconfortável em comemorar o marco de 60 anos daquele show "Uma parte de mim diz: 'Estamos trapaceando'", diz ele. “Porque não é a mesma banda, sabe. Apenas o mesmo nome. Somente Keith e eu que somos as mesmas pessoas daquele show, eu acho. Tentei descobrir quando foi o primeiro de Charlie, e nenhum de nós consegue se lembrar e ninguém realmente sabe. Mas é uma conquista incrível, e acho que é fantástico e você sabe que estou muito orgulhoso disso”.

Richards é menos reflexivo. “Cara, eu não conto!” ele diz com uma risada em entrevista a Rolling Stone em 2021.

“Os Stones sempre consideram 63 como 50 anos, porque Charlie não se juntou até janeiro. Assim, vemos 2012 como uma espécie de ano da concepção. Mas o nascimento é no ano que vem.”

Na última quarta-feira, os Stones se encontraram no Marquee Club para tirar uma foto de aniversário. E embora possam parecer um pouco piores do que há 50 anos, eles não perderam a calma. Depois de mais de 400 músicas, mais de duas dúzias de álbuns de estúdio, dez mega-tours, turbulências e inúmeras disputas públicas, eles parecem perigosos e dominantes como sempre, ainda capazes de dar às multidões mais satisfação do que qualquer banda 50 anos mais nova.

Abaixo está o setlist das músicas que os Stones tocaram naquela noite em 1962, de acordo com site de fãs It’s Only Rock and Roll – embora a seleção seja ligeiramente diferente da memória de Richards do show descrito em Life.

1. “Kansas City”
2. “Baby What’s Wrong”
3. “Confessin’ the Blues”
4. “Bright Lights, Big City”
5. “Dust My Broom”
6. “Down the Road Apiece”
7. “I’m a Love You”
8. “Bad Boy”
9. “I Ain’t Got You”
10. “Hush-Hush”
11. “Ride ‘Em on Down”
12. “Back in the U.S.A.”
13. “Kind of Lonesome”
14. “Blues Before Sunrise”
15. “Big Boss Man”
16. “Don’t Stay Out All Night”
17. “Tell Me You Love Me”
18. “Happy Home”

 

Via: Rolling STone

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!