Termina hoje! Aprenda a resolver tudo sobre o título de eleitor pela internet
04/05/2022 09:29 em Dica

Faltando cerca de cinco meses para o primeiro turno das eleições 2022, o prazo para tirar e regularizar o título de eleitor, ou mudar o domicílio eleitoral, acaba nesta quarta-feira (4). É preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral para exercer o direito democrático do voto.

No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, entre 18 e 70 anos. Parta jovens de 16 e 17 anos e idosos com mais de 70, além de pessoas analfabetas, é facultativo. Este ano, 577 mil urnas serão usadas, com 225 mil do modelo novo.

Nestes primeiros meses de 2022, o Olhar Digital publicou tudo o que você precisa saber para se regularizar e votar, inclusive lembrando que adolescentes de 15 anos que completam aniversário até o dia 2 de outubro já podem tirar o título. Relembre o passos necessários para deixar a documentação certinha:

 

  1. Veja AQUI como tirar o título de eleitor pela internet com apenas três documentos.
  2. Para pessoas trans e travestis sem os documentos retificados, é importante lembrar o direito de usar o nome social no pleito. AQUI ensinamos como fazer.
  3. Ah, depois disso tudo feito, é possível imprimir o título em casa (mas também dá para usar só o aplicativo do e-Título).
  4. E se você não lembra o local de votação, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma consulta. Confira AQUI como fazer a busca.
  5. Mas, se o caso for mesmo de mudança, a transferência do domicílio eleitoral também não requer que o cidadão saia de casa. Veja AQUI.

As eleições 2022 escolhem presidente, governador, senadores e deputados estaduais, federais e distritais. Imagem: divulgação/TSE

 

Prazo diferente

A única situação com prazo diferente para os eleitores brasileiros é o voto em trânsito. Aquelas pessoas que estiverem fora de seu estado de domicílio eleitoral poderão votar para presidente onde estiverem. Já aqueles que estão no mesmo estado, mas fora da cidade, podem votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Neste caso, as definições e locais para voto em trânsito ainda terão o edital publicado. A expectativa do TSE é divulgar as informações até o dia 3 de agosto, dois meses antes das eleições.

 

Eleições 2022

As eleições 2022 escolhem presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno do pleito acontece no dia 2 de outubro, com o segundo turno para presidente em governador, em caso de não alcance de maioria absoluta, marcado para 30 de outubro.

O horário, neste ano, é o de Brasília, das 8h às 17h. Assim, eleitores do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará devem subtrair uma hora. Já os cidadãos do Acre, duas horas. Quem é de Fernando de Noronha, acrescenta uma hora.

 

 

Via: Olhar Digital

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

       

           

          

PUBLICIDADE