Imposto de Renda 2022: veja como declarar investimentos
05/04/2022 09:27 em Dica

Com um aumento de cerca de 1,5 milhão de investidores no Brasil, a declaração do Imposto de Renda 2022 receberá novos contribuintes que estarão preenchendo, pela primeira vez, dados referentes à renda fixa e variável. Ao contrário da poupança, eles são tributados e necessitam de cuidados no momento de prestar contas com o leão. 

 

Veja como declarar investimentos no Imposto de Renda 

 

A declaração do Imposto de Renda termina no dia 29 de abril, prazo que ainda tem mais de 20 dias pela frente, mas que sempre deixa muita gente para os minutos finais do compromisso. 

Segundo o economista e assessor de investimentos Gustavo Neves, da Maestro Investimentos, a regra geral solicita a declaração do valor de aquisição dos bens, o que inclui investimentos em ações, títulos de renda fixa e tesouro direto. 

“Devem ser declarados os investimentos que ainda estavam em posse do investidor no dia 31/12 de cada ano. Se o investidor se desfez do investimento antes dessa data, a posse não precisa mais ser declarada e sim o lucro, caso tenha ocorrido”, explicou Neves. 

Outra dúvida comum é o que se deve declarar: se o que foi aplicado na aquisição do investimento ou o valor final com o rendimento? 

“Deve ser declarado o valor de aquisição dos bens, inclusive para investimentos em ações, títulos de renda fixa, tesouro direto. O investidor não deve atualizar os bens à valor de mercado. Há uma exceção, para os fundos de investimentos, que possuem o sistema come cotas que os diferenciam dos outros, neste caso é bom conversar com o assessor de investimentos para dar o direcionamento”. 

 

Renda Fixa 

A maior parte dos investimentos em renda fixa sofre a incidência do imposto de renda mas, ela não acontece no momento da declaração em si, já que a tributação é feita no resgate. 

Alguns produtos de renda fixa são totalmente isentos de cobrança e mesmo assim, é preciso declarar para a Receita, apenas no quesito de envio dos dados.  

Novos investidores devem ficar atentos aos detalhes exigidos na declaração do imposto de renda 2022 em relação às aplicações. Imagem: Pcess609/Shutterstock

 

 

Renda Variável 

Com relação às ações em Bolsa de Valores, a pessoa física possui isenção de pagamento de impostos desde que o volume de vendas dentro de um mês não ultrapasse o valor de R$ 20 mil. 

Se for maior, o investidor deve calcular o lucro e recolher o imposto de renda devido até o último dia útil do mês seguinte. 

Os lucros obtidos em operações em Bolsa devem ser calculados e pagos mensalmente, e não apenas no ajuste anual. É responsabilidade do investidor fazer esse cálculo e o pagamento. 

 

Priorize investimentos a longo prazo

Na hora da mordida do Leão também é momento de reflexão e de aproveitar oportunidades quando o assunto é investimentos. 

Um fato interessante é que quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado, a tendência é a taxação ser menor. Os investimentos no médio e longo prazo com incidência de imposto de renda têm alíquota menor que os de curto prazo. 

“É preciso avaliar caso a caso e vai depender do tipo de investimento. Há uma tabela regressiva para renda fixa e fundos multimercados. Uma cota única de 15% para fundos de ações. E uma tratativa diferente quando se fala de Bolsa de Valores, podendo ter cobrança de 15% ou 20%”, informou Gustavo Neves. Mesmo que a declaração do investidor aponte algum erro, é possível enviar uma retificadora. 

O importante é não deixar para última hora. As novidades deste ano são que o pagamento de DARF do Imposto de Renda poderá ser feito por Pix e que no caso de restituição, ela poderá ser recebida via Pix também, mas somente para chave igual ao CPF do titular da declaração. 

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!