Trabalhador pode consultar abono salarial pela Carteira de Trabalho Digital
31/03/2022 13:19 em Dica

Os trabalhadores não precisam sair de casa para consultar se têm direito ao abono salarial. Aqueles inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos podem receber até um salário mínimo.

Nesta quinta-feira (31), por exemplo, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o abono salarial para trabalhadores nascidos em dezembro. Agora, o banco conclui o calendário de pagamento do benefício em 2022. Mas, aquelas pessoas que esqueceram de sacar os valores em anos anteriores podem solicitar o dinheiro por e-mail, ou ir a uma agência.

Receberam o PIS-Pasep agora aqueles cidadãos que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias no ano de 2020. Para ter direito ao pagamento, a remuneração média mensal do período precisa ter sido de até dois salários mínimos. Empregados domésticos, porém, não têm direito, já que o abono exige vínculo empregatício com uma empresa.

Os valores variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados no ano-base 2020. O valor total de mais de R$ 20 bilhões foi pago a cerca de 22 milhões de trabalhadores, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O dinheiro é depositado automaticamente para aqueles que têm conta na Caixa. Quem não possui, recebe pela Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Também dá para sacar com o Cartão do Cidadão e senha em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências.

 

Como saber se tenho direito ao abono salarial:

Os passos para o trabalhador saber se tem direito ao abono salarial em consulta pela internet é bem simples.

  1. Atualize o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e faça o login com a conta Gov.br.
  2. Ao abrir o aplicativo, há duas opções para que o usuário clique: na tela inicial, é possível ver ‘Abono Salarial’ após a mensagem que diz “Clique no botão abaixo e consulte seu Abono Salarial”, ou mesmo no menu inferior em ‘Benefícios’, com o ícone ‘$’.

  

Imagem: Reprodução

 

 

3.    3. Ao realizar o passo anterior, o trabalhador vai ser redirecionado para a mesma página. Nela, se habilitado a receber, é possível consultar valor, dia e banco do saque.

 

Imagem: Reprodução

 

 

Via: Olhar Digital 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!