Beatles: Qual é o nome verdadeiro de Ringo Starr? E por que ele adotou nome artístico?
08/11/2021 13:51 em Música

Ringo Starr no Grarmy 2021 (Kevin Winter/Getty Images for The Recording Academy)

O baterista Ringo Starr entrou nos Beatles em 14 de agosto de 1962 e fez história ao lado de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.

Ringo Starr, o eterno baterista dos Beatles, é um dos músicos mais conhecidos do planeta ao lado de Paul McCartney, também ex-integrante dos Fab Four. No entanto, nem todas as pessoas sabem qual é o nome verdadeiro dele, e muito menos porque aderiu ao nome artístico de Ringo Starr.

De acordo com a estação londrina de rádio Smooth Radio, o nome verdadeiro de Ringo Starr é Richard Starkey. Nascido em 7 de julho de 1940 em Liverpool, Inglaterra, ele foi nomeado em homenagem ao seu pai, que era um confeiteiro. Sua mãe se chamava Elsie Gleave.

Muito antes de se autonomear Ringo Starr, Richard Starkey tomou gosto pela música e, principalmente, pela bateria, logo quando era criança. Em entrevista para a Far Out Magazine, ele relembrou que começou a gostar do instrumento aos 6 anos, quando estava internado em um hospital se recuperando de uma tuberculose:

"Eu estava na banda do hospital. Foi aí que eu realmente comecei a tocar bateria. A partir daquele momento, recusei todos os outros instrumentos, pois sabia que havia encontrado a minha vocação."

No entanto, Richard Starkey não teve uma bateria própria até os 17 anos, quando ganhou uma usada como presente de Natal. Foi, então, que sua jornada começou.

No final da década de 1950, ele resolveu adotar um nome artístico que, sem imaginar o que viria pela frente, seria conhecido mundialmente. Primeiro veio Ringo, por causa do anel que ele tinha o hábito de usar, e depois Starr porque, supostamente, dava um toque "country" no nome. 

Se apresentando como Ringo Starr, o jovem baterista integrava a banda de Rory Storm and the Hurricanes antes de se juntar aos Beatles. Quando entrou para o grupo de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison em 14 de agosto de 1962, Ringo Starr substituiu permanentemente o baterista Pete Best. E o resto é a história que conhecemos.

 

As informações são do site Grunge.

 

Por: Rollingstone

COMENTÁRIOS