10 Filmes para ver no Halloween se você odeia terror
27/10/2021 15:44 em Dica

Halloween, ou Dia das Bruxas, costuma ser comemorado com maratonas de filmes e séries de terror – porém, nem todo mundo é fã do gênero ou gosta dos famosos “jump scares”, em que uma cena muda rapidamente para assustar o espectador.

Pensando nisso, montamos abaixo uma lista com 10 filmes para ver no Halloween, que são perfeitos para quem quer curtir a data sem levar (muitos) sustos.

Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem (1988)

Nada melhor do que começar essa lista com um clássico: Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem. Lançado no final da década de 1980, o longa mostra um casal de fantasmas que assombra sua antiga casa – e tenta sem sucesso assustar os novos moradores do local.

 

Dirigido por Tim Burton (que vai aparecer em outros itens desta lista) e com Michael Keaton no elenco, o longa se tornou um clássico de maratonas de dia das bruxas, com um tom mais aventuresco, que não assusta tanto assim.

 

O longa está disponível no Brasil pelo HBO Max e aluguel digital.

 

A Família Addams (1991)

A história da família mais macabra da cultura pop já ganhou diversas versões, mas nossa recomendação é do filme clássico de 1991, dirigido por Barry Sonnenfeld. Na trama, um homem diz ser o irmão perdido de Gomez Addams e se aproxima da família, mas na verdade ele só quer roubar a fortuna deles.

 

O maior destaque do filme é o elenco principal, formado por Anjelica Huston como Mortícia, Raul Julia como Gomez, Christina Ricci como Wandinha, Christopher Lloyd como Tio Fester e Jimmy Workman como o Feioso.

 

Uma das coisas mais curiosas é que A Família Addams faz várias críticas às “famílias perfeitas” do subúrbio, e brinca com o conceito de que eles são considerados assustadores, embora sejam muito mais gentis que muita gente. E não dá para negar que o romance entre Gomez e Mortícia é um dos maiores já mostrados no cinema.

 

O filme está no catálogo da Netflix e Telecine.

 

O Estranho Mundo de Jack (1993)

 

Escrito por Tim Burton e dirigido por Henry SelickO Estranho Mundo de Jack tem o título original de The Nightmare Before Christmas (O Pesadelo Antes do Natal, em tradução livre), o que já indica que o filme funciona tanto para o Dia das Bruxas, quanto para as festas de final de ano.

A história é sobre Jack Skellington, o Rei das Abóboras, que se cansa de fazer o Halloween todos os anos, e descobre o mundo colorido e cheio de alegria natalina. Para ter o mesmo para si, ele resolve sequestrar o Papai Noel e ter o seu próprio Natal.

A estética de O Estranho Mundo de Jack se tornou icônica, junto com suas músicas, como “This is Halloween”, que pode ser conferida acima.

 

A animação pode ser vista no Disney+.

 

 

Abracadabra (1993)

Quem era fã da Sessão da Tarde com certeza lembra de Abracadabra (Hocus Pocus, no original), longa estrelado por Bette MidlerSarah Jessica Parker e Kathy Najimy.

Na trama, as três interpretam bruxas que são libertadas por um grupo de crianças no Halloween, e agora querem se tornar imortais.

É fato que vários efeitos já estão datados e o filme usa vários clichês (como as bruxas que querem comer criancinhas), mas a atuação do trio principal continua impecável e vale pela nostalgia. A produção também tem uma sequência anunciada, com a volta do elenco principal e lançamento previsto para 2022.

 

Abracadabra está disponível no Disney+.

 

 

Todo Mundo Quase Morto (2004)

Filmes de zumbis são um clássico de Hollywood, sempre mostrando personagens supere preparados, que saem para caçar as criaturas. Mas imagine como seria o apocalipse zumbi vivido por pessoas comuns e atrapalhadas? Essa é a premissa de Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead), longa dirigido por Edgar Wright.

 

Protagonizado por Simon Pegg e Nick Frost, o longa fez muito sucesso na época de lançamento e é um frescor para quem está cansado de ver sempre as mesmas histórias de zumbis em filmes e séries.

 

O filme está disponível no Brasil via aluguel digital.

 

 

A Noiva Cadáver (2005)

Outro filme da nossa lista que tem Tim Burton é A Noiva Cadáver, animação lançada em 2005.

Com um traço estilizado e muita música, o filme mostra que o jovem Victor está prestes a se casar com Victoria, quando acidentalmente fica noivo de Emily, uma mulher que foi morta antes de seu casamento, e segue esperando pelo “príncipe encantado”.

A animação é, ao mesmo tempo, trágica e divertida, e conta com um grande elenco de voz original, incluindo Helena Bonham CarterEmily WatsonRichard E. Grant e Johnny Depp.

 

A Noiva Cadáver está no catálogo do HBO Max.

 

O Labirinto do Fauno (2006)

Escrito e dirigido por Guillermo del ToroO Labirinto do Fauno é uma fantasia que mistura vários elementos, como guerra, drama e também terror.

O filme mostra que a jovem Ofélia se muda para o posto do novo marido de sua mãe, um sádico general do exército que está tentando reprimir uma guerrilha. Em meio à um contexto de guerra, a jovem encontra um misterioso labirinto e um fauno, que acredita que ela é uma lendária princesa perdida.

O longa conta com um belo design de produção – marca registrada das produções de del Toro – e tem um final avassalador.

O Labirinto do Fauno está disponível no Brasil via aluguel digital.

Hotel Transilvânia (2012)

Lançado em 2012, o primeiro filme de Hotel Transilvânia é uma releitura fofa das histórias de monstros já conhecidos da cultura pop, e por isso merece lugar nessa lista.

 

Dirigido por Genndy Tartakovsky (Primal), o longa mostra que o Conde Drácula (voz original de Adam Sandler) constrói o Hotel Transilvânia como um refúgio para todas as criaturas assustadoras ficarem longe dos humanos. Ele faz isso especialmente para proteger sua filha, Mavis (voz original de Selena Gomez).

 

Mas é claro que, como toda história de amadurecimento, a jovem cresce querendo saber mais sobre o mundo lá fora, e isso só piora quando um garoto humano descobre o castelo. Hotel Transilvânia é aquela animação feita para crianças, porém com algumas referências que só os adultos vão entender.

 

O filme está disponível na Netflix, junto com suas duas sequências.

 

 

 

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

 

Quem conhece Taika Waititi por seu trabalho na Marvel, com certeza vai gostar de O Que Fazemos nas Sombras, filme de 2014 que deu origem à série de mesmo nome.

 

A trama é mostrada como um falso documentário, que segue a rotina dos vampiros Viago (Waititi), Deacon (Jonny Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) tentando “viver” nos tempos modernos. O tom do humor de O Que Fazemos nas Sombras é exatamente o mesmo que Waititi levou para o filme solo do Thor, porém com piadas que vão além, sem nenhum medo de causar uma certa vergonha alheia.

 

Para quem quer passar o Dia das Bruxas assistindo um filme fora dos padrões, essa é uma ótima escolha. O longa está no catálogo do Prime Video.

 

 

 

Corra! (2017)

 

Escrito e dirigido por Jordan PeeleCorra! é um filme que dá medo, porém seus sustos não são tão macabros, o que torna o filme perfeito para quem gosta de um terror controlado.

 

A trama acompanha o jovem Chris (Daniel Kaluuya), que vai visitar os pais de sua namorada pela primeira vez, mas fica um pouco preocupado porque eles são brancos e ele é negro. Aos poucos, ele percebe que tem algo errado com a casa e as pessoas, especialmente quando vê outras pessoas negras agindo de forma estranha no local.

 

Como dito acima, Corra! tem vários momentos assustadores, mas seu terror não é aquele tradicional que vai te fazer pular da cadeira. O longa foca muito mais em escancarar alguns monstros cotidianos que existem nas pessoas.

 

 O filme está disponível no Brasil via aluguel digital.

 

Via: Jovem Nerd

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!