Google pode remover imagens de menores de 18 anos de seus resultados de pesquisa
27/10/2021 08:48 em Novidades

O Google lançou um novo recurso de segurança que permite que menores de 18 anos solicitem a remoção de suas imagens dos resultados do mecanismo de busca da empresa. A novidade foi anunciada em agosto, porém é só agora que está disponível.

Dessa forma, qualquer pessoa pode solicitar o processo de remoção a partir da página de ajuda. Para isso, precisa fornecer os URLs das imagens que desejam remover dos resultados da pesquisa, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor e o nome e parentesco do indivíduo que pode estar agindo em seu nome, seja os pais ou guardião, por exemplo.

A empresa observou que tirará imagens de quaisquer menores “com exceção de casos de interesse público convincente ou dignidade de notícia”. Outro ponto é que a mudança vale apenas para menores de idade atualmente, ou seja, se o indivíduo tiver 30 anos e quiser remover uma foto de quando tinha 15 anos, não será possível.

O Google enfatizou que remover uma imagem de seus resultados de pesquisa não tira realmente da web. Sendo assim, a plataforma de busca incentiva aqueles que estão passando pelo processo a entrar em contato diretamente com o webmaster. Porém, caso isso não funcione, remover informações do índice do Google é o melhor passo.

Além disso, há novas opções de remoção de imagens de menores de idade, pois o Google oferece outros caminhos para solicitar a remoção de tipos específicos de conteúdo prejudicial, incluindo imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa e informações financeiras ou médicas.

 

Fonte: The Verge via Olhar Digital

COMENTÁRIOS