Como os cientistas estudam o clima em outros planetas?
14/05/2024 08:41 em Ciência

Você já deve ter lido na internet ou em livros de ciências que os cientistas já sabem como é o clima em lugares distantes do planeta Terra. Mas como eles podem ter tanta certeza? A seguir, confira como os cientistas estudam o clima de outros planetas e porquê desse estudo ser tão importante.

Por que é importante estudar o clima de outros planetas

Ao estudar geografia, é possível entender que o conceito de “clima” está ligado à média de características atmosféricas demonstradas em uma região. Ou seja, a frequência média da atividade de chuvas, dias de sol, ventania, temperatura e umidade a que um local está sujeito. Cada região possui um clima diferente e isso é explicado por inúmeros motivos, como localização geográfica e até a interferência humana na natureza.

Contudo, já foi provado que outros planetas além da Terra também demonstram padrões climáticos. Mas qual a importância de estudarmos sobre isso, já que não moramos por lá? Primeiro, é importante dizer que entender melhor o clima de outros lugares pode gerar novos conhecimentos úteis para compreender o clima de nosso próprio planeta.

Além disso, esse estudo também colabora para a exploração espacial, na busca por vida extraterrestre ou condições para a vida humana se desenvolver, e até para desenvolver novas tecnologias e modelos climáticos.

Como os cientistas estudam o clima em outros planetas?

As estratégias implementadas pelos cientistas variam de acordo com o objetivo da equipe. Abaixo, constam alguns exemplos de como os estudos são desenvolvidos.

Telescópios: os telescópios astronômicos são essenciais para examinar o relevo da superfície dos planetas para, por exemplo, procurar indícios de temperatura, umidade, água congelada ou líquida, presença de atividade vulcânica e de qualquer outra característica que altere o clima do local;

Espectroscopia: consiste na análise do comprimento de ondas luminosas emitidas e refletidas pelos planetas, o que auxilia na compreensão da composição química do local, algo essencial para entender melhor sobre gases, atmosfera (caso exista), etc.;

Computadores: os computadores consistem em uma etapa essencial para desenvolver cenários hipotéticos sobre as condições climáticas, o que auxilia a prever o clima do local ou entender como a presença de certos gases e demais substâncias químicas se comportariam no meio da simulação;

Missões espaciais: nestas missões, muitos objetos são lançados, como satélites, telescópios e sondas exploratórias. Cada um tem uma função diferente, mas é possível, por exemplo, capturar fragmentos do solo de um planeta e enviá-lo à Terra para análise em laboratório.

Via:Olhar Digital