Minerais nunca vistos na Terra de forma natural são encontrados na Lua
11/04/2024 11:01 em Ciência

 

Um grupo de pesquisadores encontrou dois novos minerais lunares que nunca foram vistos na Terra. As amostras foram trazidas pela missão chinesa Chang’e-5 Moon e são formadas de oxigênio e titânio, mas com proporções e organizadas de forma que nunca foram encontradas naturalmente no nosso planeta.

Na Lua, assim como na Terra, o titânio geralmente se liga ao oxigênio para formar o dióxido de titânio (TiO2). No entanto, a nova descoberta revelou que no satélite esses átomos podem se ligar na proporção inversa.

Dos três minerais encontrados e descritos em pesquisa na Nature Astronomy um é o rútilo a forma natural mais comum de dióxido de titânio encontrado na Terra. Ele possui capacidade de desviar a luz, o que faz com que ele seja utilizado em equipamentos ópticos.

No entanto, os outros dois minerais são cristais de Ti2O, organizados de formas diferentes e de forma nunca vista na Terra naturalmente. Muitas outras amostras da Lua chegaram à Terra, mas nenhuma delas havia revelado novos minerais contendo titânio, nem mesmo em simulações, muito provavelmente porque o impacto de micrometeoritos foi negligenciado.

Os novos minerais se formaram a partir do impacto de um micrometeorito

Os micrometeoritos tem entre 1 a 100 μm de diâmetro e por menores que sejam, podem viajar a cerca de 20 quilômetros por segundo. Pela falta de um atmosfera para freá-los, quando colidem com a superfície da Lua eles podem derreter a rocha que eles atingem e até mesmo vaporiza-lo, formando um material completamente diferente do anterior.

A esfera de vidro trazida da Lua é formada pelo impacto de um meteorito e sua superfície tem uma cratera formada pela colisão de micrometeoritos. A borda da cratera possui quatro grãos de formato irregular, dois deles os novos minerais.

Os novos minerais foram encontrados na borda de uma cratera formada pelo impacto de micrometeoritos (Crédito: Zeng et al. background image, Lunar and Planetary Data Release System)

 Eles receberam o nome provisório de Ti2O trigonal e triclínico e é um fotocatalisador mais forte do que o TiO2, absorvendo muito mais luz ultravioleta e visível. Isso provavelmente causou mudanças significativas na poeira lunar ao seu redor.

Essas novas descobertas são os sétimo e oitavo minerais que foram encontrados na Lua e nunca vistos na Terra. Os outros, cinco, foram descobertos nas missões Apollo e Luna, e o sexto também na missão Chang’e-5 Moon.

Via:Olhar Digital 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!