Antigas civilizações da Amazônia reveladas em pintura milenar
19/03/2024 08:36 em Ciência

Pesquisadores estão realizando uma série de investigações sobre o passado da Amazônia. O objetivo é estabelecer quando os primeiros humanos começaram a habitar a região. E a descoberta de uma enorme pintura rupestre pode colocar um fim neste mistério

Pintura rupestre retrata animais já extintos

Os “desenhos” antigos retratam animais que viveram no nosso planeta há milhares de anos, durante a Era do Gelo, como mastodontes e preguiças-gigantes.

Além disso, há figuras humanas e algumas formas geométricas.

A pintura rupestre foi localizada no noroeste da atual Colômbia.

O estudo descrevendo a descoberta foi publicado na revista Quaternary Science Reviews.

As informações são da Universidade de Exeter.

 

Quando os primeiros humanos se estabeleceram na região?

Segundo a equipe de pesquisadores, a Amazônia constitui uma das regiões com maior diversidade étnica do mundo. Mesmo assim, como os primeiros humanos chegaram à região ainda é um mistério.

Eles pontuam que a floresta densa cria dificuldades logísticas para o trabalho de campo e impede a identificação de sítios arqueológicos, enquanto os solos ácidos e argilosos prejudicam a preservação de vestígios orgânicos.

Outros achados arqueológicos revelam que o uso de cerâmicas começou há cerca de três mil anos, enquanto o cultivo do solo data de 2,5 mil anos. Há, ainda, vestígios do plantio de milho de pelo menos 500 anos.

Via:Olhar Digital 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!