A ciência (e os cientistas) por trás de ‘Oppenheimer’
12/03/2024 08:39 em Streaming

Oppenheimer, épico dirigido por Christopher Nolan, foi o maior destaque do Oscar 2024. Indicado em 13 categorias, conquistou sete prêmios, incluindo melhor filme, ator e diretor. Entre os (muitos) elogios ao filme, estão a representação precisa da vida do físico J. Robert Oppenheimer e o rigor científico ao retratar o Projeto Manhattan – programa de pesquisa que desenvolveu a bomba atômica nos anos 1940 em Los Alamos, no Novo México – nas telonas.

Para garantir que o filme fosse o mais preciso possível, Nolan recorreu a vários “conselheiros científicos” na hora de apurar informações sobre Oppenheimer e sua vida, bem como do Projeto Manhattan, que culminou no teste nuclear Trinity em 16 de julho de 1945 e, depois, no bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 6 e 9 de agosto, respectivamente.

Consultoria científica para Oppenheimer

A revista Nature conversou com três desses cientistas que prestaram consultoria para Nolan durante a produção de Oppenheimer. Foram eles:

Robbert Dijkgraaf: Físico teórico e atualmente ministro da educação na Holanda. Foi o diretor do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey, de 2012 a 2022 (cargo que Oppenheimer também ocupou, de 1947 a 1966); 

Kip Thorne: Físico teórico do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. É amigo próximo de Nolan e já havia trabalhado com o cineasta em vários projetos anteriores, incluindo a representação do enorme buraco negro no filme “Interestelar” (2014);

David Saltzberg: Físico da Universidade da Califórnia, Los Angeles. Também prestou consultoria científica para outras produções, como “The Big Bang Theory”, antes de aplicar sua expertise em “Oppenheimer”.

oppenheimer

Confira abaixo a entrevista com os cientistas:

Qual foi seu envolvimento em Oppenheimer?

Dijkgraaf: Em 2021, Nolan quis vir visitar, para ver o local onde Oppenheimer viveu e trabalhou por quase 20 anos. Eu também morei naquela casa e, por dez anos, trabalhei no mesmo escritório que Oppenheimer usou. Tivemos uma longa discussão sobre Oppenheimer, mas também sobre física, o que eu adorei.

Thorne: Eu conversei com Cillian Murphy sobre sua performance de Oppenheimer para o filme. Eu conheci Oppenheimer quando era estudante de graduação em Princeton, de 1962 a 1965, e pós-doutorado, de 1965 a 1966. Então houve alguma discussão sobre Oppenheimer como pessoa.

Saltzberg: Fui chamado para ajudar na produção em cenas que foram filmadas em Los Angeles. Trabalhei principalmente com o gerente de adereços. Isso envolveu coisas como decidir o que estava nos quadros-negros, ou que equações Oppenheimer entregou a Einstein para mostrar se a atmosfera pegaria fogo.

christopher nolan

Fale sobre algumas das suas interações com o diretor e o elenco

Dijkgraaf: Nolan visitou Princeton duas vezes para fazer um tour pelo local. Lembro que caminhamos da casa para o instituto. É uma bela caminhada, com árvores bonitas. Lembro de dizer a ele que é o percurso perfeito, porque Einstein e [o físico austríaco] Kurt Gödel sempre caminhavam por aquele caminho. No filme, Lewis Strauss encontra Oppenheimer e aponta para a casa e diz “é o percurso perfeito”. Eu pensei, ‘espere aí – essa é uma cena muito familiar!’

Fiquei impressionado que Nolan estava realmente interessado no que significa ser um físico. Eu também lembro que ele realmente gostou do lago no instituto. Muitas das cenas do filme são filmadas perto do lago – é um lugar favorito para muitas pessoas lá. É um lugar para pensar e contemplar.

Saltzberg: Às vezes eu tinha que explicar a física de uma fala para os atores, o suficiente para que eles soubessem a verdade emocional da fala e por que estavam dizendo aquilo. Teve uma fala em particular no roteiro que era incrivelmente complicada, sobre elementos de matriz fora da diagonal e mecânica quântica. Mesmo quando eu li, tive dificuldade em entender exatamente o que estava dizendo. Cillian realmente queria que eu explicasse para ele. Chegamos lá, eu acho. Mas foi difícil.

Algo semelhante aconteceu com Josh Hartnett, que interpretou [o físico nuclear americano] Ernest Lawrence. Toda vez que tinha um momento livre, ele vinha falar comigo sobre física. Foi estranho porque ele já estava maquiado e fantasiado. Nunca conheci Lawrence, mas já vi muitas fotos, e foi assustador. Ele parecia Lawrence andando pela sala.

 Imagem mostrando Robert Oppenheimer

O que você achou da ciência no filme?

Saltzberg: Foi maravilhosamente preciso. É realmente incrível. Christopher Nolan claramente entendeu a ciência. Há uma cena na qual Oppenheimer escreve no quadro-negro enquanto explica que a fissão nuclear é impossível, quando Lawrence entra e diz “bem, [o físico americano Luis Walter] Alvarez acabou de fazer isso ao lado”. Então eu coloquei algumas equações no quadro que Oppenheimer poderia ter tido que provavam que a fissão é impossível. A maioria do público não reconheceria isso, mas isso me fez sentir bem.

Dijkgraaf: Foi muito bem feito. Adorei que o filme consistentemente olha pelos olhos de Oppenheimer. As discussões de física foram muito boas – as equações certas estavam nas lousas!

Como Oppenheimer era como pessoa?

Thorne: Ele foi um mentor soberbo e extremamente eficaz. Tinha uma enorme amplitude e uma mente extremamente rápida. Tinha essa incrível capacidade de compreender as coisas muito rapidamente e ver conexões, o que foi um fator importante em seu sucesso como líder do projeto da bomba atômica.

Dijkgraaf: Ele era tanto um líder científico quanto um conselheiro do governo. Naquela época, Einstein, que foi bastante crucial para iniciar o projeto da bomba atômica, realmente se tornou um pai do movimento pela paz. Um personagem que não estava no filme, [o matemático húngaro-americano] John von Neumann, queria bombardear a União Soviética, então ele estava completamente do lado oposto. Oppenheimer estava tentando seguir o caminho razoável entre esses dois extremos, e foi punido por isso. Então, muitas vezes sinto que seu caráter gera esses sentimentos mistos. É um exemplo fascinante para qualquer pessoa que queira ser cientista e desempenhar algum papel no debate público.

Oppenheimer

É gratificante ver um filme baseado em ciência receber tanto reconhecimento no Oscar?

Thorne: É maravilhoso que tenha recebido esse nível de atenção. É um filme que tem mensagens tremendamente importantes para a era em que estamos. Espero que aumente a conscientização sobre o perigo das armas nucleares e a questão crucial do controle de armas.

Dijkgraaf: Muitas vezes reclamamos que não há conteúdo na cultura popular. Para mim, a maior surpresa foi que esse filme difícil sobre um tópico difícil e um homem difícil, filmado de maneira difícil, se tornou um sucesso em todo o mundo. Sinto que isso é muito encorajador. A vida oculta dos físicos tornou-se parte da cultura popular. E com razão.

Via:Olhar Digital 

COMENTÁRIOS