Framboesa de Ouro: o que é e quem escolhe os piores filmes do ano?
31/01/2024 10:00 em Cinema

Quem é fã de cinema, já sabe que o início do ano traz as principais premiações do gênero, mas não só os melhores recebem destaque, que o diga o Framboesa de Ouro. Os que chamam atenção por entregarem os piores resultados, certamente terão presença confirmada entre os indicados para o infame troféu.

Os três primeiros meses do ano são agitados pelos grandes eventos do audiovisual. Durante esse período ocorrem as mais importantes premiações mundiais do cinema, TV e música. Além do Oscar, disputam as indicações em várias categorias nos famosos prêmios como Globo de Ouro, SAG Awards, Emmy, Critics Choice Movie Awards, BAFTA.

Esses chamam a atenção por premiar os melhores, mas outro tão conhecido quanto, fez fama premiando os piores. Estamos falando do Framboesa de Ouro, a premiação que elege os piores filmes, atores, atrizes, diretores, remakes e outros elementos das produções lançadas ao longo do último ano. A cerimônia é uma espécie de Oscar às avessas, e para enfatizar a comparação, propositadamente acontece um dia antes da cerimônia da cobiçada estatueta dourada.

O nome “framboesa” vem da expressão “blowing a raspberry”, que significa simular o som de uma flatulência com a boca. Os vencedores do 44º Framboesa de Ouro serão revelados em 9 de março (o Oscar 2024 ocorre no dia 10 de março).

 

Tudo começou como uma brincadeira e foi crescendo, crescendo…

O nome oficial e original em inglês é Golden Raspberry Awards, também chamado pelos íntimos de Razzies e Razzie Awards (uma espécie de abreviatura). É considerado por muitos como um prêmio humorístico, de sátira e paródia ao Oscar.

O Framboesa de Ouro foi criado pelo publicitário de Hollywood John Wilson em 1981. Ele conta que após assistir aos musicais Xanadu e Can’t Stop the Music (A Música não Pode Parar) em 1980, teve a ideia da premiação.

Seu objetivo era fazer uma brincadeira e premiar os piores atores, filmes e demais atributos cinematográficos apresentados ao longo do ano. E assim, em 31 de março de 1981, nasceu o Framboesa de Ouro Awards.

 

Como é a votação do Framboesa de Ouro

A Razzies (“Associação Prêmio Framboesa de Ouro’ ou, em inglês, Golden Raspberry Award Foundation), responsável pelo Framboesa de Ouro, tem 1.179 membros votantes, que incluem cinéfilos, críticos de cinema e jornalistas de 49 estados americanos e cerca de duas dúzias de países.

As votações para os indicados ocorrem virtualmente, com cada votante escolhendo cinco concorrentes para cada uma das nove categorias. Desde 2012, visitantes do site Rotten Tomatoes colaboram na votação das categorias.

A cerimônia sempre tem como marca registrada o tom de deboche e segue normalmente o cronograma do Oscar. No início era realizada no mesmo dia e atualmente acontece um dia antes das indicações e premiações da Academia.

 

O “troféu abacaxi”

O prêmio é uma framboesa de plástico sobre um filme Super-8 pintado de tinta dourada. Os vencedores são convidados a receberem o prêmio e alguns aceitam, encarando pessoalmente o evento.

No dia 22 de janeiro, o Framboesa de Ouro divulgou a lista de indicados à premiação de 2024.

O filme Os Mercenários 4 lidera o ranking, com 7 indicações. O Exorcista: O Devoto e Ursinho Pooh: Sangue e Mel, aparecem empatados em segundo lugar, com 5 indicações cada.

Os três estão na disputa pela categoria de Pior Filme, que também inclui Megatubarão 2 e Shazam! Fúria dos Deuses.

 

E o Framboesa de Ouro vai para…

Imagem: Divulgação/Lionsgate

 

Depois de Pior Filme, as principais categorias são a de Pior Ator e Pior Atriz. Entre os indicados estão grandes nomes de Hollywood, como Vin Diesel (Velozes e Furiosos 10), Chris Evans (Ghosted: Sem Resposta), Megan Fox (Johnny & Clyde) e Jennifer Lopez (A Mãe).

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!