Curso Gratuito da USP apresenta as Ciências do Mar
06/09/2023 09:29 em Educação

 

O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo mais uma edição do seu curso “Noções de Oceanografia”. Gratuito e aberto ao público, o curso visa divulgar a ciência da Oceanografia, seus estudos e técnicas. As inscrições para participar desta jornada pelo mundo marinho estarão abertas de 11 a 20 de setembro.

 

Como participar do curso

 

  • Segundo o Jornal da USP, o curso, que acontece semestralmente desde 1993, proporciona uma oportunidade única para aprender sobre diversas áreas da Oceanografia, desde correntes oceânicas até a vida marinha.
  • As aulas serão ministradas por professores do instituto e abordarão temas como correntes oceânicas, poluição do mar, características do fundo marinho, coleta de dados oceanográficos, entre outros.
  • Para se inscrever, os interessados devem acessar o sistema Apolo e seguir as instruções disponíveis na “área de acesso público”.
  • Não é necessário enviar documentos adicionais após a inscrição.
  • Caso haja mais inscritos do que vagas disponíveis, haverá um sorteio automático pelo sistema Apolo.
  • A participação requer uma frequência mínima de 75% para aprovação.

 

Noções de Oceanografia da USP

O curso está dividido em módulos que se assemelham à organização dos cursos de graduação, pós-graduação e especialização oferecidos pelo Instituto Oceanográfico. Essa estrutura possibilita aos participantes uma visão abrangente das diferentes áreas da Oceanografia, o que pode despertar o interesse de futuros oceanógrafos.

Uma oportunidade adicional oferecida aos participantes é a excursão didática, que ocorrerá de 24 a 26 de novembro. Essa atividade é opcional e requer pagamento antecipado para cobrir os custos de transporte, hospedagem e alimentação, que serão rateados entre os participantes.

Os certificados de participação serão emitidos pela equipe do Museu Oceanográfico. Para mais informações sobre a excursão, entre em contato pelo e-mail museu.io@usp.br.

 

Curso tem livro próprio

Além do curso presencial, o professor Joseph Harari, coordenador do curso, organizou o e-book “Noções de Oceanografia”. Este livro reúne informações abrangentes sobre a Oceanografia e é uma compilação do conteúdo ministrado desde 1993 por diversos especialistas do Instituto Oceanográfico.

Com 900 páginas e 800 figuras, a obra é dividida em vários temas, incluindo História da Oceanografia, Oceanografia Geológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Oceanografia na Prática e a Profissão do Oceanógrafo. O e-book é de acesso gratuito e conta com links diretos para capítulos e subcapítulos, facilitando a pesquisa por tópicos específicos.

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!