Prouni: saiba data de abertura das inscrições e como realizá-la
10/02/2023 08:54 em Educação

MEC (Ministério da Educação) antecipou a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 na Página do Participante. Inicialmente, elas seriam divulgadas na segunda-feira (13), mas, na quarta-feira (8), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou sobre a mudança.

Como acessar a nota do Enem

 

O Enem permite ao participante utilizar sua nota para entrar em diversas universidades privadas e públicas, além de universidades internacionais, bem como participar de programas do governo: Sisu, Prouni e Fies.

A seguir, explicamos o que é e quando e como você pode realizar sua inscrição no Prouni.

Imagem: rafapress/Shutterstock

O que é?

O Prouni, sigla de Programa Universidade Para Todos, pertence ao MEC e oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particulares.

Como funciona?

Você deve indicar até duas opções de curso preferidas (lembre-se sempre de colocar sua opção favorita como a primeira) – para isso, você precisa também selecionar a instituição e o turno desejado.

A seguir, selecione se deseja participar com ampla concorrência ou, caso você se enquadre, por meio de cotas. Então, monitore, todos os dias, a nota parcial para os cursos selecionados. Você pode mudar suas escolhas, caso deseje.

Pré-requisitos

Ter cursado os três anos do Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em instituições privadas e pertencer a família com renda per capita de até três salários mínimos.

Bolsas disponíveis

Integral (ou seja, 100% do curso; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (ou seja, 50%; destinada aos estudantes com renda mensal familiar per capita de 1,5 a três salários mínimos).

Notas consideradas

As notas que o Prouni considera são as dos Enems de 2021 e de 2022.

Cronograma

  • Inscrições: Entre 28 de fevereiro e 3 de março;
  • 1ª chamada: 7 de março;
  • Comprovação de informações para classificados na 1ª chamada: 7 a 16 de março;
  • 2ª chamada: 21 de março;
  • Comprovação de informações para classificados na 2ª chamada: 21 a 30 de março;
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 5 a 6 de abril;
  • Divulgação da lista de espera: 10 a 19 de abril;
  • Comprovação de informações para chamados na Lista de Espera: 10 a 19 de abril.

 

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!