Fies começa a convocar pré-selecionados da lista de espera
22/08/2022 11:09 em Educação

O Ministério da Educação (MEC) começou, nesta segunda-feira (22), a convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A convocação seguirá até o dia 22 de setembro. 

O Fies foi criado em 1999 pelo Governo Federal e é um programa que visa viabilizar o ingresso ao ensino superior. O programa é destinado ao financiamento da graduação de estudantes que não possuem condições financeiras para pagar a mensalidade de faculdades da rede privada.

Desde 2018 o programa é oferecido em duas modalidades, com juros zero a quem tem menor renda e em uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Pelas regras do programa, os pré-convocados na lista de espera deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição na página oficial do Fies. Para acessá-la, clique aqui

Passada essa etapa, em até cinco dias úteis, também é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. Esse procedimento deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado.

É de responsabilidade da instituição informar ao estudante qual o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital. 

Imagem: rafapress/Shutterstock

 

Renegociação da dívida do Fies vai até o dia 31 de agosto

Se você ainda não fez, calma que ainda dá tempo de buscar a renegociação da dívida do Fies. Os cerca de um milhão de estudantes brasileiros com parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil em atraso têm até o dia 31 de agosto para se regularizar, com prazos, condições e vantagens.

Em entrevista à Voz do Brasil, no começo do processo de renegociação, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, disse que cerca de R$ 9 bilhões são devidos em parcelas não pagas. No total, o saldo devedor de estudantes é de R$ 38,6 bilhões.

Os descontos vão de 12% a 92%, com a opção de parcelar em até 150 meses. Quem estiver com o nome negativado, o famoso “nome sujo“, em serviços de proteção ao crédito e participar da renegociação do Fies, terá o cadastro restabelecido assim que a primeira parcela for paga.

 

Via: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!