Melhores adaptações de livros para o cinema de 2018
16/05/2018 17:23 em Cinema

As adaptações cinematográficas de obras escritas costumam dividir o público: por um lado há os que seguem o lema “se um já é bom, dois é melhor ainda” e anseiam por ver seus personagens favoritos ganhando um rosto e vida nas telonas, curtem uma trilha sonora e efeitos especiais sendo adicionados àquelas histórias que já conhecem e tanto adoram. Do outro lado, estão os leitores fiéis à estrutura do romance, que se desapontam ao ver algumas partes sendo cortadas, personagens ficando de fora ou diferentes do que esperavam e a narrativa sendo alterada ou interpretada de forma contrária do que haviam imaginado. 

Entretanto, não se pode negar que esse é um gênero que faz bastante sucesso em Hollywood e costuma gerar altas bilheterias para as narrativas mais populares, ou resultar em grandes fracassos e franquias inacabadas para outras. Independentemente do caso, a indústria cinematográfica sempre investiu na reprodução de obras literárias e 2018 não será diferente, com várias estreias marcadas, filmes já lançados ou em cartaz baseados tanto em histórias reais como fictícias.

Uma das principais adaptações já em exibição nos cinemas fica por conta da A Grande Jogada, filme baseado no livro de mesmo nome (no original Molly’s Game) que conta a história real da esquiadora Molly Bloom. Ao sofrer um grave acidente nas pistas quando estava prestes a se classificar para as Olimpíadas, ela é obrigada a abandonar o sonho de competir e então começa a organizar partidas de poker high stakes privadas que vão desde coordenar disputas mais caseiras até competições em luxuosos quartos de hotéis. A protagonista, que ficou conhecida como “A Princesa do Poker” é interpretada pela atriz Jessica Chastain – a qual está brilhante em sua performance enigmática e glamurosa como Molly. O filme inclusive foi um dos indicados ao Oscar (como Melhor Roteiro Adaptado) porém perdeu a estatueta para Me chame pelo seu nome.

Falar de adaptação e não citar Maze Runner – A Cura Mortal é impossível, isso pois a franquia que já é sucesso mundial está no terceiro e último filme da série. No encerramento da trilogia cinematográfica (a série de livros contém atualmente seis volumes), Thomas (Dylan O’Brien) está disposto a tudo para salvar seus amigos, até se entregar ao inimigo a fim de encontrar uma cura definitiva para o vírus Fulgor e salvar toda a humanidade. O filme é uma adaptação do livro homônimo de James Dashner e estreou em fevereiro, mas caso você tenha perdido, pode aproveitar para ler a série se ainda não o fez enquanto espera pelo DVD/Blu Ray.

Para quem quer um pouco mais de ação, o filme 12 Heróis é uma adaptação do livro Horse Soldiers de Doug Stanton. Ambos trazem a história real do primeiro pelotão da força especial dos EUA que desembarcou no Afeganistão depois do 11 de Setembro. O filme chega às telonas no final do mês e promete trazer muita ação e fortes emoções. O elenco ainda inclui grandes nomes como Chris Hemsworth (de Thor), Michael Shannon (de Animais Noturnos) e Michael Peña (de Homem-Formiga).

Já para os geeks de plantão, Jogador nº 1 cai como uma luva nessa lista. Inspirado no best seller de Ernest Cline, reúne tudo o que um verdadeiro geek gosta: realidade virtual, desafios online e uma fortuna como prêmio. O enredo se passa num futuro próximo, 2044, em que as pessoas passam a maior parte do tempo em um mundo de realidade virtual, o OASIS. A ação se dá quando seu criador passa dessa para uma melhor e estipula no testamento deixar todos os seus bens e legado para aquele que conseguir encontrar um Easter Egg dentro do universo virtual. O filme chega nos cinemas no dia 5 de abril e promete fazer tanto sucesso quanto o livro, especialmente se contarmos com a qualidade tradicional dos filmes de Steven Spielberg.

Por fim, em talvez um dos filmes mais esperados do ano, Jennifer Lawrence interpreta Dominika Egorova, uma bailarina recrutada pelo serviço secreto russo e treinada em uma escola especial da inteligência para se tornar uma Sparrow, agente que aprende a usar o corpo e a sedução como armas. Operação Red Sparrow é uma adaptação da trilogia de Jason Matthews e promete ser um dos grandes lançamentos do ano. O longa já está em cartaz por todo o país e é um prato cheio para quem gosta de muita ação com um toque de drama.

Então se você já é um grande fã dessas tramas ou se interessou por algumas delas, mesmo sem ter lido nada antes, essa é uma boa oportunidade de dar um pouco mais de vida aos seus personagens favoritos ou uma chance para novos conteúdos.

Fonte: Amigos do Fórum

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PARCEIROS

 

Parceiros:

           

      

Apoiadores:

      

         

Realização:

PUBLICIDADE